Veja os 5 SUVs médios que menos desvalorizam no primeiro ano

Fique atento às dicas para garantir o melhor valor de revenda no seu SUV

Em algum momento deste ano, você certamente considerou comprar um SUV. Eles estão bombando como nunca, correspondendo a quase um quarto das vendas nacionais de acordo com os levantamentos mais recentes publicados pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos). De acordo com as previsões da GM, deverão atingir 30% do mercado no Brasil em 2023. Portanto, é bom ficar atento para conhecer os SUVs que menos desvalorizam.

LEIA MAIS: Corolla e Gol são os carros mais caros de se manter, diz PROTESTE

O KBB Brasil, site especializado em avaliações do mercado automotivo, publicou o levantamento dos SUVs que menos desvalorizam no primeiro ano de uso. Foram levados em consideração os modelos da categoria média, incluindo algumas marcas premium.

5 - Hyundai ix35 - desvalorização de - 7,99%

Modelo da Hyundai Caoa é um dos SUVs que menos desvalorizam no Brasil
Foto: Divulgação
Modelo da Hyundai Caoa é um dos SUVs que menos desvalorizam no Brasil

De acordo com o KBB, o Hyundai ix35 2.0 automático ocupa a quinta colocação entre os SUVs médios que menos desvalorizam. Ele sai das concessionárias por R$ 99.990, pulando para exatos R$ 92 mil no primeiro ano. O utilitário coreano perde apenas - 7,99% de seu valor, com - 11,99% de desvalorização no fim do segundo ano.

O ix35 sai das concessionárias da Hyundai Caoa em apenas uma versão, com motor 2.0 de 167 cv e 20,6 kgfm a 4.700 rpm e câmbio automático de seis marchas. De acordo com o Inmetro, o SUV é capaz de aferir 6 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números sobem para 8,7 km/l e 10,3 km/l, respectivamente.

4 - Toyota RAV4 - desvalorização de - 7,14%

Foto: Divulgação
Sucesso em todo o planeta, o Toyota RAV4 é um dos SUVs que menos desvalorizam no Brasil

O RAV4 é um dos grandes sucessos da Toyota no mundo todo. A versão 4x2 deixa as concessionárias brasileiras por R$ 140 mil, pulando para exatos R$ 130 mil no segundo ano, conforme o KBB. Trata-se de uma desvalorização de 7,14% no primeiro ano, aferindo 8,57% no segundo. Este detalhe é importante, pois o RAV4 é o SUV que menos desvaloriza em dois anos.

LEIA MAIS: Veja 5 esportivos de adesivo que já foram vendidos no Brasil

O modelo em questão, Top High 4x2, tem motor 2.0 com 145 cv de potência a 6.200 rpm e 19,1 kgfm de torque a 3.600 rpm, sempre com câmbio CVT que simula sete velocidades. De acordo com o Inmetro, o modelo faz 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na cidade, com gasolina.

Você viu?

3 - Jeep Compass Night Eagle 4x4 - desvalorização de -6,97%

Foto: Divulgação
O modelo mais vendido da categoria é, também, um dos SUVs que menos desvalorizam no Brasil

Ótima notícia para os amantes de SUV: o modelo mais vendido é também um dos que menos desvalorizam no Brasil. Na versão Night Eagle Turbodiesel, o Compass sai das concessionárias Jeep por R$ 150.490, pulando para R$ R$ 140 mil no primeiro ano de uso. Isso corresponde a -6,97% de desvalorizaram no primeiro ano, contando com 12,55% no segundo.

A versão Night Eagle 4x4 vem equipada com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm a 3.750 rpm, com câmbio automático de nove marchas.O único modelo movido a base de óleo combustível de nossa lista faz 9,8 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada.

2 - Mercedes-Benz GLA 200 - desvalorização de -5,69%

Foto: Divulgação
O GLA é o representante da Mercedes-Benz entre os SUVs que menos desvalorizam no Brasil

O SUV mais barato da Mercedes-Benz no Brasil deixa as concessionárias por R$ 175.900 na versão Advance 1.6. No primeiro ano de uso, o modelo custará R$ 165.900, correspondendo a uma desvalorização de -5,69%. Ao segundo ano, a desvalorização é de abruptos 19,27%. Boa notícia para quem procurar o modelo usado com apenas dois anos de uso, na casa dos R$ 142 mil.

Equipado com motor 1.6, o SUV premium entrega 156 cv e 25,5 kgfm de torque a 1.250 rpm. Neste caso, a transmissão é automatizada de sete velocidades. Conforme o Inmetro, o modelo faz 6,9 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números sobem para 10 km/l e 12,7 km/l, respectivamente.

1 - Hyundai New Tucson Limited - desvalorização de - 4,76%

Foto: Divulgação/
O Hyundai New Tucson é o campeão entre os SUVs que menos desvalorizam no Brasil

Eis o campeão entre os SUVs que menos desvalorizam no primeiro ano. O New Tucson custa R$ 159.600 com cheiro de novo, pulando para R$ 152 mil no primeiro ano de uso. Neste caso, a desvalorização é de meros - 4,76%, com mais 10,48% ao fim do segundo ano.

LEIA MAIS: Veja 5 carros que vendem pouco, mas continuam sendo boas opções

Com motor 1.6 turbo, o New Tucson traz 177 cv de potência e 27 kgfm a 1.500 rpm, sempre com câmbio automatizado de sete marchas. Movido apenas a gasolina entre os SUVs que menos desvalorizam , o New Tucson é capaz de aferir 9,8 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada.


MODELO 0 KM 2018 2017 Desvalorização - 1 ano Desvalorização - 2 anos
1 - New Tucson R$ 159.600 R$ 152.000 R$ 142.880 4,76% 10,48%
2 - GLA 200 R$ 175.900 R$ 165.900 R$ 142.000 5,69% 19,27%
3 - Compass R$ 150.490 R$ 140.000 R$ 131.600 6,97% 12,55%
4 - RAV4 R$ 140.000 R$ 130.000 R$ 128.000 7,14% 8,57%
5 - ix35 R$ 99.990 R$ 92.000 R$ 88.000 7,99% 11,99%