Veja os 5 sedãs 1.0 mais econômicos do Brasil

Vai comprar um carro nos próximos meses? Eles podem agradar seu bolso

Quais são os atributos que um pai de família busca na hora de comprar um carro? Antes de tudo, ele precisa ter espaço para no mínimo duas crianças, conforme a média brasileira. Julgando pelo dinamismo da categoria dos compactos, o modelo também tem que atender às necessidades urbanas como economia e conforto, contando com um bom porta-malas. Se você se enquadra nos tópicos mencionados acima, chegou a hora de investir em um dos sedãs 1.0 mais econômicos.

LEIA MAIS: Veja os 5 SUVs médios que menos desvalorizam no primeiro ano

Para a sorte do consumidor, opções econômicas na categoria marcam presença no cardápio das fabricantes. Em uma categoria composta por seis modelos, o único que ficou de fora entre os sedãs 1.0 mais econômicos foi o Grand Siena. Com o antiquado 1.0, de quatro cilindros, da família Fire, o modelo já não se enquadra entre os mais modernos. Saiba quais são as melhores apostas da categoria em mais uma lista do iG Carros. Consideramos o consumo a gasolina para constituir o ranking, levando os gastos com etanol apenas como critérios de desempate.

5 - Nissan Versa - média de 14,10 km/l na gasolina

O Nissan Versa é bom o suficiente para tirar o Grand Siena da lista dos sedãs 1.0 mais econômicos
Foto: Divulgação
O Nissan Versa é bom o suficiente para tirar o Grand Siena da lista dos sedãs 1.0 mais econômicos

Com o Grand Siena fora do pareo, o Nissan Versa garante uma classificação tranquila na quinta posição do ranking. Como poderá ver nas posições seguintes, a competição entre qual sedã de entrada é mais econômico fica muito acirrada a partir do quarto colocado. Entre os destaques do Nissan Versa, podemos incluir o bom porta-malas de 460 litros, bem como o espaço interno digno de sedãs médios.

LEIA MAIS: Veja os 5 carros mais caros de se manter, conforme o PROTESTE

Equipado com motor 1.0, de três cilindros, que desenvolve 77 cv e 10 kgfm a 4.000 rpm, o Inmetro diz que o Versa faz 12,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina. No etanol, os números vão para 8,8 km/l e 10,5 km/l, respectivamente. Uma boa opção de compra por R$ 44.045.

4 - VW Voyage - média de 14,15 km/l na gasolina

Foto: Divulgação
O VW Voyage volta para a briga dos sedãs 1.0 mais econômicos com um conjunto mecânico bem acertado

Os detalhes contaram para que o Voyage ficasse um pouco melhor posicionado que o Nissan Versa. Recém-renovado, o sedã de entrada da Volkswagen ganhou a frente do aventureiro Gol Rallye, com novos traços de refinamento. Ainda que seja tão simples quanto o Versa em sua fabricação (utilizando plástico duro e tecido de toque áspero no acabamento), o Volkswagen é mais apertado que o Nissan no habitáculo. O jogo vira a favor do VW no porta-malas, com bons 480 litros, ante 460 litros do sedã da marca japonesa.

LEIA MAIS: Veja 5 SUVs que serão mostrados no Salão do Automóvel de SP

Com o conhecido 1.0, de três cilindros, que entrega 84 cv de potência e 10,4 kgfm a 4.000 rpm, o Voyage é capaz de aferir 12,9 km/l na cidade e 15,4 km/l na cidade com gasolina, conforme o Inmetro. Com combustível vegetal, os números vão para 8,7 km/l na cidade e 10,5 km/l em trajeto rodoviário. Por R$ 52.640, é um dos modelos mais caros de nossa lista.

Você viu?

3 - Renault Logan - média de 14,15 km/l na gasolina

Foto: Divulgação
Renault Logan é pareo duro contra o Voyage, mas fica mais eficiente no etanol entre os sedãs 1.0 mais econômicos

Lembra quando mencionamos que o consumo no etanol seria o critério de desempate? Pois bem, o Logan garante a medalha de bronze justamente por ser um pouco menos gastão que o VW Voyage quando abastecido com combustível de cana-de-açúcar. Assim como o Versa, o SUV compacto da Renault também é um dos mais espaçosos de nossa lista, sendo ideal para uma família com filhos adolescentes. Neste caso, são 510 litros.

LEIA MAIS: Gol 1.6 automático mostra que é econômico na cidade

Com motor 1.0 também fabricado com três cilindros em linha, o Logan é capaz de aferir 13,8 km/l na cidade e 14,5 km/l em trajeto urbano com gasolina. Com etanol, os números vão para 9,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, respectivamente. Na versão Authentique, a mais básica, parte de R$ 47.990.

2 - Chevrolet Prisma Joy - média de 14,20 km/l na gasolina

Foto: Divulgação
Com novos equipamentos na linha 2019, o Chevrolet Prisma Joy entra para a lista dos sedãs 1.0 mais econômicos

Pouco acima do Logan, temos o primeiro carro com motor quatro cilindros de nossa lista. O Prisma Joy mantém o design do primeiro modelo lançado em 2012, como uma alternativa de substituir o antigo Corsa Classic. Mesmo contando com a engenharia mais antiga da lista (ainda que tenha câmbio de seis marchas), a Chevrolet conseguiu extrair bons números de consumo no Prisma Joy, assegurando uma ótima segunda colocação. O porta-malas é de 500 litros.

LEIA MAIS: Relembre 5 esportivos de adesivo que já foram vendidos no Brasil

Com motor 1.0 que desenvolve 80 cv de potência  e 9,8 kgfm de torque a 5.200 rpm, o Prisma Joy é capaz de aferir 12,9 km/l na cidade e 15,6 km/l na cidade com gasolina de acordo com o Inmetro. Com combustível vegetal, os números vão para 9 km/l e 11,1 km/l, respectivamente. Apesar de não se beneficiar de um motor de três cilindros (mais leve e econômico), o Prisma Joy conquista uma boa posição por de R$ 49.45.

1 - Ford Ka Sedan - média de 14,20 km/l na gasolina

Foto: Caue Lira/iG
As mudanças no Ford Ka Sedan foram discretas, mas o sedã é um dos sedãs 1.0 mais econômicos hoje em dia

O critério de desempate, novamente, marca presença na hora de decidir o grande campeão do ranking. O Ford Ka Sedan tem exatamente o mesmo consumo que o Prisma Joy na gasolina, mas é um pouco menos beberrão que o segundo colocado no etanol. Trata-se de uma boa marca para o sedã que acabou de ser renovado, praticamente junto do rival VW Voyage.

LEIA MAIS: Veja 5 carros que vendem pouco, mas continuam sendo boas opções

Seguindo o exemplo dos demais, o Ka Sedan também traz motor 1.0 de três cilindros, com 85 cv de potência e 10,7 kgfm a 3.500 rpm. Conforme o Inmetro, faz 13,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina. No etanol, o Ka faz sua grande virada, aferindo 9,3 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Na versão SE, o carro parte de R$ 49.490 entre os sedãs 1.0 mais econômicos .