Novo Nissan Leaf, com mais autonomia, deve ser apresentado no CES

Terá nova tecnologia de baterias, com aumento de autonomia dos atuais 240 km para 360 km. Isso porque rivais como o Bolt hoje são mais eficientes

Foto: Divulgação
Nissan Leaf deverá ser o emsmo em visual, mas suas novas tecnologias prometem mais eficiência

A Nissan tinha planos de anunciar um novo modelo elétrico durante o Salão de Los Angeles (EUA), que aconteceu no último mês. A prisão do presidente do conselho, o brasileiro Carlos Ghosn, entretanto, atrapalhou o cronograma, obrigando que a marca japonesa adiasse o lançamento para o Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas. Tudo indica que o carro será uma versão do Nissan Leaf com mais autonomia.

LEIA MAIS: Nissan apresenta o elétrico Leaf e o SUV híbrido X-Trail no Salão do Automóvel

Apesar de negar essa possibilidade, a marca japonesa já confirmou a presença do Nissan Leaf Nismo RC, cujas únicas seis unidades produzidas de corrida com 340 cv que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Além disso, o estande da marca terá o “EV café”, indicando que seu maior foco no evento será, de fato, os carros elétricos .

LEIA MAIS: Nissan mostra protótipo do elétrico Leaf conversível no Japão

Os últimos carros conceituais da marca tiveram seus desenvolvimentos tecnológicos voltados para as assistências ao volante. Segundo a marca, usarão a conectividade, junto com a inteligência artificial, para aprimorar a experiência e o prazer ao dirigir. É a estratégia de engenharia que recebeu o nome de “see the invisible” (veja o invisível).

LEIA MAIS: Futuro da Nissan tem Leaf 100% elétrico e Kicks e-Power, que fará 34 km/l

Novo Nissan Leaf

Foto: Divulgação
Nissan Leaf é um carro elétrico com linhas modernas, com apelo para atrair os consumidores que gostam de tecnologia

Se a novidade for realmente o Nissan Leaf com mais autonomia, espera-se que terá uma bateria de 60 kWh, que renderá viagens de até 362 km antes da próxima recarga, ou 120 km a mais que o Leaf convencional. Com isso, aumentará a sua competitividade com Chevrolet Bolt e o Kia Niro EV, que sustentam um alcance de até 370 km. Além disso, terá a filosofia do “see the invisible” em seu projeto, com tecnologias de conectividade e inteligência artificial.

LEIA MAIS: Aceleramos o único elétrico Chevrolet Bolt trazido ao Brasil

Vale lembrar que a Nissan realizou um projeto que, com as baterias do Leaf, abasteceram uma casa. Os resultados obtidos por meio dos testes serviram não só para ensinar os clientes sobre como abastecer o próprio carro em casa, mas também para estudar o funcionamento das baterias, algo que foi crucial para o desenvolvimento da nova geração dos equipamentos que serão instalados no novo Nissan Leaf.

LEIA MAIS: BMW i3: como é a vida andando de elétrico em São Paulo

No Brasil, o atual Nissan Leaf acaba de chegar, por R$ 178.400. Poucos lembram, mas a Nissan fez testes com a antiga geração do Leaf no Brasil, emprestando algumas unidades para empresas de táxi. De acordo com a marca, todo o feedback dos brasileiros foi considerado na concepção do modelo 2019. Além disso, um estudo feito pela Nissan na América Latina avalia que 80% das pessoas que vivem no continente consideraram a ideia de comprar um carro elétrico. Um fato importante não só é a sua garantia de oito anos para a bateria, como também o desenvolvimento de projetos em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, para o seu reuso após o esgotamento da vida útil.