Fiat 500 terá apenas versões elétricas na próxima geração

Novo subcompacto será mostrado no próximo Salão de Genebra, em março do ano que vem. Saiba mais detalhes da novidade

Fiat 500 deixará de ter motores a combustão para se tornar economicamente viável e atender às normas de emissões
Foto: Divulgação
Fiat 500 deixará de ter motores a combustão para se tornar economicamente viável e atender às normas de emissões

A próxima geração do Fiat 500 será totalmente elétrica e já tem data marcada para chegar ao mercado europeu: no Salão de Genebra de 2020. Segundo o diretor de marketing da FCA, Olivier Francois, passará a ter um perfil comercial ainda mais refinado. Apesar de surgir em imagens, ainda não saiu nenhuma especificação técnica.

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"A linha premium é o caminho que vamos seguir com o Fiat 500 EV. Um novo 500, totalmente renovado. Um novo carro totalmente elétrico. É uma espécie de Tesla urbana, com um estilo bonito, italiano. Haverá uma nova plataforma, projetada especificamente para eletrificação. Isso tornará o carro radicalmente diferente. Ainda será um 500, com proporções iguais, mas não é o mesmo carro.”, segundo afirma Olivier François.

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 François também assumiu que o posicionamento mais sofisticado do Fiat 500 elétrico ante o modelo atual terá reflexos diretos nos preços, mas não falou nada sobre quanto custará. Com medo de perder os clientes fiéis do subcompacto, o executivo disse que o 500 tem "apelo forte o suficiente" para que isso não aconteça. O alcance novo modelo continuará sendo global, com oferta tanto na Europa quanto em países da América, incluindo os Estados Unidos, onde o modelo é o principal cartão de visitas da Fiat.

Além do Fiat 500 elétrico

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Assim como o Fiat 500, o VW Up! será encontrado na Europa apenas em versões movidas a eletricidade

 A tendência dos subcompactos que nasceram com motores a combustão passarem a ser vendidos apenas como elétricos parece estar estabelecida. A Volkswagen também vai fabricar apenas versões movidas a eletricidade do pequeno VW Up! na Europa, em 2020.

Isso faz parte de uma estratégia de aproveitar parte do projeto dos subcompactos já existentes, tornando-os economicamente viáveis e atendendo às rígidas normas de emissões de CO2. Por isso é que o pequeno Smart ForTwo também passará a ser apenas elétrico. 

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No caso do Up!, essa mudança vai durar até a chegada de um novo subcompacto da VW, que será feito em parceria com a empresa e.Go. O novo modelo precisará cumprir a difícil missão de ser minimamente lucrativo e estar de acordo com os padrões de segurança e emissões.

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O novo subcompacto da VW ficará abaixo do I.D, hatch totalmente elétrico cujas encomendas começarão a serem aceitas a partir de 8 de maio próximo. de acordo com a fabricante alemã. Sabe-se que o carro terá autonomia em torno de 550 km e vai custar algo em torno de 30 mil euros, o que equivale a cerca de R$ 129 mil numa conversão simples, bem mais caro do que deverá custar o novo Fiat 500 elétrico.