Ford encerra produção de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo

Grupo Caoa tem interesse no complexo, mas impasses políticos atrapalham a negociação. Entenda mais sobre a situação da Ford no Brasil e no mundo

Fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo (SP), que ainda não tem futuro definido oficialmente
Foto: Divulgação
Fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo (SP), que ainda não tem futuro definido oficialmente

Seguindo o comunicado de encerramento divulgado em fevereiro, a Ford anuncia o fim da produção de caminhões da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Com a descontinuação da linha, 600 funcionários foram demitidos hoje (30). Único veículo fabricado no complexo, o hatchback Fiesta já está fora de linha desde fevereiro. De acordo com a marca, as negociações da venda do complexo para o Grupo CAOA estão em andamento, mas ainda não foram concluídas.

LEIA MAIS: Volkswagen confirma produção do Tarek para o final de 2020 na Argentina

“Em nome da Ford , quero agradecer aos funcionários de São Bernardo pelo seu profissionalismo e dedicação durante vários anos”, disse Lyle Watters, presidente da marca na América do Sul. “Mesmo após o anúncio feito em fevereiro, eles nunca deixaram de cumprir com suas obrigações, produzindo produtos de altíssima qualidade e cuidando da segurança.”

Ao longo dos 52 anos, a fábrica de São Bernardo do Campo foi responsável pela produção de modelos de sucesso, como Escort, Corcel, Del Rey, Ka e Fiesta. Antes da marca americana assumir o complexo em 1968, a fábrica era propriedade da Willys Overland do Brasil.

Camaçari ganhou importância

Foto: Divulgação
Com a produção de Ka e EcoSport na Bahia, fábrica de São Bernardo do Campo perdeu importância

Em 2001, a Ford inaugurou a fábrica de Camaçari na região metropolitana de Salvador (BA). Fruto do investimento de US$ 1,2 bilhão, o complexo industrial ficou responsável pela fabricação do principal produto da marca nos últimos quinze anos: o EcoSport, SUV mais vendido do país por mais de dez anos.

LEIA MAIS: Veja 5 picapes intermediárias que serão lançadas no Brasil até 2025

Você viu?

Quando o Ka mudou de geração em 2015, sua produção também foi transferida de São Bernardo do Campo (SP) para Camaçari (BA), deixando a fábrica paulista restrita à produção do Fiesta e veículos pesados.

Negociação com a CAOA

Foto: Divulgação
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o CAOA, gerencia as operações de Hyundai, Chery e Subaru no Brasil

No começo de setembro, o confirmou a compra da fábrica da Ford. O anúncio do negócio foi feito pelo governador do Estado, João Doria, e por representantes do grupo brasileiro e da montadora americana.

O anúncio, entretanto, não foi conclusivo, e o negócio voltou a entrar na incerteza. De acordo com o Estadão, há um “impasse político” complicando a negociação, uma vez que o governo teria se comprometido com alguns tópicos, mas acabou recuando com a decisão. Atualmente, o Grupo CAOA possui duas fábricas no Brasil, em Anápolis (GO) e Jacareí (SP), atendendo operações de Hyundai, Chery e Subaru.

Ford busca reestruturação

Foto: Divulgação
Ford Territory será o novo SUV médio da marca, contra Compass, Tiguan e Sportage

A Ford passa por um processo de reestruturação em todo o mundo, abandonando mercados não-lucrativos e fechando fábricas que produzem veículos de baixa demanda. Foi o caso dos complexos industriais de Bordeaux e Blanquedort (França), além da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Alternativas para conter a crise global já estão sendo executadas. Nos Estados Unidos, a marca pretende abandonar os segmentos dos hatchbacks, sedãs e utilitários comerciais. Neste caso, modelos como Fiesta, Focus, Fusion e Taurus estão condenados para dar lugar ao portfólio composto apenas por SUVs, picapes e o Mustang.

LEIA MAIS: Ford Territory tem chegada confirmada no Brasil

No Brasil, a primeira estratégia será o lançamento de um SUV na categoria do Jeep Compass. O Ford Territory será importado da China, mas dependendo da demanda, poderá ser fabricado na Argentina - ocupando a antiga linha de montagem do Focus.