Volkswagen confirma produção do Tarek na Argentina para o final de 2020

Fabricante importou algumas unidades da China para clínicas com possíveis clientes. Terá motor 1.4 turbo, de 150 cv e câmbio automático

VW Tarek será o novo SUV médio da marca, entre T-Cross e Tiguan, que deverá perder a versão de 5 lugares no Brasil
Foto: Divulgação
VW Tarek será o novo SUV médio da marca, entre T-Cross e Tiguan, que deverá perder a versão de 5 lugares no Brasil

A Volkswagen aproveita o lançamento das versões TSI do T-Cross para a imprensa argentina e anuncia que o novo SUV Tarek será fabricado no país vizinho no final de 2020. De acordo com o site Argentina Autoblog, o modelo irá dividir a linha de produção do complexo industrial de Pacheco com a picape Amarok, e deverá chegar ao mercado no começo de 2021.

LEIA MAIS: Dossiê Volkswagen: confira todos os lançamentos da marca até 2025

De acordo com os executivos, o Tarek será encaixado na lacuna entre T-Cross e Tiguan Allspace. Em alguns dias, as novas autoridades do governo argentino e outros convidados farão uma visita à fábrica de Pacheco para acompanhar o progresso das obras de ampliação, fruto de um investimento de US$ 650 milhões da matriz.

Apresentado na China como Tharu, a Volkswagen ainda não bateu o martelo sobre o nome Tarek. De acordo com Leonardo Ezcurra, chefe-executivo do projeto, o novo SUV é conhecido internamente como ‘Projeto Tarek’, mas o nome oficial será revelado apenas alguns meses antes do lançamento.

O executivo ainda confirmou ao Autoblog que o modelo será oferecido na América Latina com motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio automático, de seis marchas . Versões manuais ou com tração 4x4 estão fora de cogitação.

Mudanças no desenho

“Trouxemos uma unidade do Tharu chinês para realizar algumas clínicas de estudos com potenciais clientes”, disse Ezcurra, ao Autoblog. “Nas avaliações, surgiram pedidos para algumas mudanças no design. Não seriam alterações expressivas, mas deixariam o Tarek ao gosto do cliente local.”

Você viu?

LEIA MAIS: Chevrolet pretende renovar toda a sua linha até 2022

Ezcurra ainda antecipa que o Tarek argentino terá menos apliques cromados espalhados pela carroceria, além de linhas bem mais marcantes que possam compor um jogo de “luz e sombra” na silhueta. “Na traseira, teremos um desenho mais agressivo. Serão alterações estéticas, e não estruturais”, diz o executivo. “Também teremos algumas mudanças no interior”.

LEIA MAIS: Kia confirma KX3 na categoria dos SUVs compactos no Brasil

Logo, podemos concluir que o VW Tarek terá os mesmos 4,45 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 m de altura e 2,69 m de entre-eixos do modelo apresentado na China. A Volkswagen também garante que o novo Tarek terá cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP. “Este modelo foi concebido para ser referência em segurança no segmento”, aponta Ezcurra.

*com informações do Argentina Autoblog