Fiat lançará novo 500 elétrico, em julho, na Itália, antes da chegada ao Brasil

Fora do mercado brasileiro desde 2018, hatch compacto investe em tecnologias com foco nas soluções de mobilidade, eficiência e conectividade

Fiat 500 elétrico é a última palavra em tecnologia para a FCA. A partir dele, seguirá o desenvolvimento da nova geração dos modelos
Foto: Divulgação
Fiat 500 elétrico é a última palavra em tecnologia para a FCA. A partir dele, seguirá o desenvolvimento da nova geração dos modelos

O coronavírus não foi o bastante para postergar a estréia do novo Fiat 500 elétrico e 100 novos pontos de recarga na cidade de Turim (Itália). Marcada para o dia 4 de julho, a apresentação contará todos os detalhes da novidade. Será um dos primeiros veículos eletrificados da FCA a chegar ao Brasil. Além dele, a empresa já confirmou o Jeep Renegade 4xe, versão híbrida plug-in do SUV, com lançamento prometido também para este ano. O Compass 4xe deve chegar logo em seguida.

LEIA MAIS: Nova Fiat Strada é mostrada por completo antes de chegar às lojas

O novo Fiat 500 é equipado com um motor elétrico de 87 kW (118 cv). A marca divulga aceleração de 0 a 50 km/h em 3,1 segundos, e de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos, tempo realmente surpreendente, quando lembramos que não é um carro esportivo. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 150 km/h, com 320 km de autonomia.

LEIA MAIS: Fiat Uno Attractive: econômico, mas já perdeu apelo

As baterias de íon-lítio do Fiat 500 elétrico têm capacidade de 42 kWh e foram projetadas para a recarga rápida nos postos de energia. Ele éc capaz de recuperar 80% de sua carga total em apenas 35 minutos, ou garantir 50 km de autonomia com apenas 5 minutos na tomada. É possível utilizar wallbox de 7,4 kW, com capacidade para completar a energia das baterias por completo em pouco mais de seis horas. Em uma tomada comum, o tempo necessário sobe para 14 horas.

Outras tecnologias de última geração

Foto: Divulgação
Conectividade sempre foi um destaque para o modelo. E nada mudou, nesse quesito, para a novidade, com diversos recursos digitais

Além da motorização elétrica, o Fiat 500e traz o sistema de condução semiautônomo. Ele é considerado de nível 2 pela fabricante e conta com câmeras de monitoramento na dianteira do carro. Com o sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo, o modelo pode frear ou acelerar ao detectar carros, ciclistas e pedestres. Também vem com sistema de permanência na faixa da via, aviso de ponto cego, entre outros.

LEIA MAIS: Jeep e Peugeot adotam promoções para enfrentar a crise

A dianteira ostenta o logotipo "500" no lugar onde normalmente ficaria a grade - desnecessária por se tratar de um veículo elétrico. O interior impressiona pelo visual classudo e futurista, dando destaque para a larga tela da central multimídia. O volante de apenas dois raios traz um desenho elegante que combina com o restante do interior do novo Fiat 500 EV.