Toyota revela novo SUV do Yaris com versão híbrida

Modelo será lançado no Japão ainda neste ano na Europa, em 2021. Mas não chegará ao Brasil

Toyota Yaris Cross é uma das grandes apostas da marca para aumentar suas vendas no Japão e na Europa, a partir do ano que vem
Foto: Divulgação
Toyota Yaris Cross é uma das grandes apostas da marca para aumentar suas vendas no Japão e na Europa, a partir do ano que vem

A Toyota apresenta o tão esperado SUV do Yaris, modelo que deveria ter sido mostrado no Salão de Genebra (Suíça), em março, que acabou sendo cancelado por causa da pandemia. De qualquer forma, a novidade vai começar a ser vendida primeiro no Japão, ainda neste ano e na Europa, em 2021. No Brasil, o SUV compacto será outro, baseado no Raize, já que deverá ter algumas diferenças, entre as quais a maior distância entre-eixos.

LEIA MAIS: Toyota registra peças de novo SUV compacto no Brasil

No caso do SUV do Yaris o que mais chama atenção é que o carro é bem diferente da versão hatch, com aspecto menos ousado, o que pode ser notado pelos desenhos de itens como faróis, para-choque e grade frontal. Além disso, tiveram que deixar o SUV maior que as demais versões do compacto, com lanternas fumês na traseira e LED no lugar das lâmpadas convencionais.

Com 4,18 metros de comprimento por 1,76 m de largura e 1,56 m de altura, o Yaris Cross deverá ter porte parecido com o SUV compacto que a Toyota venderá no Brasil, onde o Jeep Renegade , por exemplo, tem 4,23 metros, o VW T-Cross 4,19 metros e o Citroën C4 Cactus fica com 4,17 m de comprimento. No caso do Raize, são 3,99 metros por 1,62 m de largura e 2,52 m de entre-eixos, medidas que serão aumentadas na versão nacional.

No conjunto mecânico, o Yaris Cross vem apenas com motor 1.5, de três cilindros, de ciclo Atkinson, que funciona com motor elétrico, o que leva a uma potência combinada de 116 cv. No sistema de transmissão pode ser manual de 6 marchas ou automática CVT, com tração dianteira ou integral, dependendo da versão.

LEIA MAIS: Vazam fotos do novo SUV da Toyota que deve ser feito no Brasil a partir de 2021

Entretanto, a tração integral tem gerenciamento eletrônico, adaptando-se às condições de aderência do piso e atando nas saídas, em velocidades até 10 km/h. Então, não se trata de um aventureiro de verdade, capaz de enfrentar trilhas a partir de média dificuldade, mas somente um modelo capaz de enfrentar obstáculos fáceis pelo caminho. Veja abaixo o vídeo oficial do SUV do Yaris .