Veja as 5 melhores centrais multimídia em carros nacionais

Depois da chegada da VW Play, vai acirrar a briga entre os melhores sistemas em carros nacionais hoje em dia

Há quase uma década, as centrais multimídia têm se tornado um dos fatores de decisão na hora da compra. Não é à toa que as fabricantes têm dado cada vez mais atenção a esse componente nos seus lançamentos. A evolução do equipamento é uma questão de ganhar apelo diante dos rivais. Depois das telas capacitivas, com maior resolução, vierem outras novidades, entre as quais o acesso à internet, via conexão 4G.

LEIA MAIS: World Car Awards 2020: sai o resultado da votação mundial dos melhores carros

A primeira a lançar uma central conectada à rede mundial foi a GM, mas a Volkswagen já anunciou que o novo SUV Nivus também terá o mesmo recurso na nova central VW Play, cujos detalhes serão divulgados na semana que vem. Certamente, estará entre as 5 melhores centrais multimídia disponíveis em carros nacionais, que você pode conferir abaixo quais são com detalhes.

5- Toyota

A nova central multimídia no novo Corolla deverá passar a ser utilizada em outros modelos da marca no Brasil
Foto: Divulgação
A nova central multimídia no novo Corolla deverá passar a ser utilizada em outros modelos da marca no Brasil



A Toyota precisava mesmo ter uma central multimídia mais moderna. E aproveitou a chegada do novo Corolla para adotar o sistema com tela de 8 polegadas, com boa resolução, respostas rápidas e compatível com Android Auto e Apple Car Play . Entre outras funções, exibe imagens da câmera de ré e funciona com som de alta qualidade.

Está bem posicionada no centro do painel, inclui entrada USB, botões físicos para funções-chave e permite instalar uma série de aplicativos, inclusive da própria marca japonesa, por meio do Toyora Connected Services.

4 - Ford

Foto: Divulgação
Ford Sync 3 ainda está entre os melhores sistemas disponíveis em carros nacionais hoje em dia no Brasil



O sistema Sync 3 é um dos que contam com comando de voz quue funciona de verdade. Mas deixou de ser utilizado no Ka, entre outros modelos. Hoje em dia está disponível no EcoSport, Ranger, Edge e Mustang, os modelos mais caros da marca, que deixou de vender o Focus e prestes a deixar oficialmente o Fusion, que não aparece há meses nas lojas.

Tem espelhamento de celulares por Android Auto e Apple CarPlay, além de GPS nativo e sistema de som da Sony no EcoSport. Conta com tela de 6,5 polegadas de boa resolução e sensível ao toque. Pode também ter algumas funções controladas pelo volante.

3- Renault

Foto: Divulgação
A nova centra Easy Link do novo Renaut Duster deu um salto de qualidade se comparado ao Media NAV anterior


Com o lançamento do novo Duster a marca francesa passou a ter uma nova central multimídia no Brasil com um salto de qualidade. Trata-se do EasyLink, com tela de 8 polegadas, com pareamento de celular . Entre os recursos mais interessantes da versão Outsider, a Renault instalou quatro câmeras (uma em cada aresta do veículo) que ajudam na hora de manobrar.

LEIA MAIS: Elegemos os 5 carros mais revolucionários da década no Brasil

Também conta com diversas novas funções individuais, que permitem incluir uma foto de cada usuário. E ajuda o motorista a dirigir o mais economicamente possível, com dicas da maneira de condução do carro e dando pontuação conforme o desempenho de cada um.

2 - VW

Foto: Divulgação
VW Play vai equipar o SUV Nivus, que chega no segundo semestre, com internet a bordo entre os atrativos


A nova central multimídia VW Play terá mais detalhes anunciados oficialmente na semana que vem, mas sabe-se qque será uma evolução da que já conta com várias qualidades e equipa modelos como o Jetta GLi, o sedã esportivo da marca. Além de ficar em perfeita harmonia com o painel do carro e de ter uma interface elogiável também tem comando por voz e sensor de aproximação.

A VW Play promete “uma nova era de conectividade, streaming e serviços”, pelo o que diz a fabricante. Pelo o que já foi dito até agora, sabe-se que a tela também abrigará o acionamento de alguns itens que deverão aparecer apenas nas configurações mais caras do modelo, como assistente de estacionamento automático e start/stop.

1 - GM

Foto: Divulgação
A nova central multimídia da GM é a melhor disponível hoje em dia, mas terá uma disputa acirrada com a VW Play que estreia até o fim do ano



Enquanto a VW não dá mais detalhes da VW Play, a nova geração do Chevrolet My Link se mantém como a melhor central multídia em carros nacionais hoje em dia. Com um sistema bastante responsivo, tela de alta resolução, perfeito pareamento com Android Auto e Apple Car Play e o acesso à internet via 4G, sem contar o pacote de serviçies OnStar.

LEIA MAIS: Os melhores carros que aceleramos ao longo do ano

Como a conexão com a rede mundial é nativo, usando a antena no carro (novas gerações de Onix e Tracker), torna-se possível assistir até a filmes pelo You Tube e Nexflix. Além disso, a nova Mylink é a melhor entre as centrais multimídia disponíveis hoje em dia e pode-se conectar até seis aparelhos ao mesmo tempo. Há também GPS exibido na tela de 7 polegadas, que também mostra informações do computador de bordo, como autonomia, consumo e nível de carga da bateria