Cinco variações do Chevrolet Corsa que não tivemos no Brasil

Do teto de lona ao Corsa elétrico: as variações do hatch que nunca foram oferecidas no mercado brasileiro

Lançado no Brasil em 1994, numa época em que a filial brasileira da Chevrolet tinha uma linha de carros baseada na alemã Opel, o hatch Corsa acabou fazendo bastante sucesso por aqui.

Embora tenha saído de linha no Brasil em 2012, quando foi substituído pelo Chevrolet Onix, o hatch Corsa gerou uma família de veículos que seria levada ao exterior pela General Motors (numa lista que inclui a variação sedã e a minivan Meriva) e ainda figura entre os usados mais negociados do mercado.

No Brasil, tivemos apenas os Corsa de segunda e terceira gerações. Já na Europa, o modelo lançado em 1982 ainda segue em produção e já está em sua sexta leva, engrossando ainda mais a lista de variações que não tivemos no mercado brasileiro. Confira a seguir.

1 - Opel Corsa GT

Opel Corsa GT era a versão esportiva do compacto nos anos 90. Repare nos faróis auxiliares, inspirados nos modelos de rali
Foto: Divulgação
Opel Corsa GT era a versão esportiva do compacto nos anos 90. Repare nos faróis auxiliares, inspirados nos modelos de rali


Numa época em que a Chevrolet brasileira ainda tinha no Chevette o seu modelos mais acessível, a Opel já oferecia na Europa o Corsa de primeira geração, que se diferenciava do carro que vimos por aqui nos anos 1990 pela carroceria de linhas retas.

Entre 1985 e 1987, a versão mais potente desse Corsa era a GT. Equipada com um motor 1.3 de 70 cv, trazia elementos de estética diferenciados como rodas de liga leve e volante esportivo.

2 - Opel Corsa Steffi Special

Foto: Divulgação
Opel Corsa Steffi Graf Special foi feito em homenagem à campeã alemã de tênis e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988


O Chevrolet Corsa teve algumas edições limitadas icônicas como a rara Piquet (criada para uma ação da marca de alimentos Arisco) e a Champ 98 (em alusão à Copa do Mundo de 1998). Mas elas não tinham um visual tão exótico quanto o europeu Opel Corsa "Steffi Special".

Revelada em 1988, fazia uma homenagem para a tenista alemã Steffi Graf. Numa época em que os carros raramente traziam para-choques na tonalidade da carroceria, a série especial se destacava pelo banho de branco. Até as calotas e as capas dos bancos eram nessa cor.

 3 - Corsa com teto de lona

Foto: Divulgação
Opel Corsa 'Canvas Top' com amplo teto solar de tona, algo usado por décadas, principalmente por marcas europeias


Lançado na Europa em 2000, o Corsa de terceira geração (segunda aqui no Brasil) se diferenciava pela dianteira exclusiva e também por algumas opções curiosas de equipamentos.

Uma delas era a opção do teto solar de lona. No lugar de um convencional de vidro, como o que chegou a ser oferecido aqui, a Opel disponibilizou uma peça que praticamente eliminava a cobertura da cabine.

4 - Opel Corsa OPC

Foto: Divulgação
Opel Corsa OPC, versão mais potente do compacto, com motor de 192 cv e pintura azul, como manda a tradição


Revelado em 2016 na Europa, o Corsa de quarta geração nunca veio oficialmente para o Brasil, onde a Chevrolet optou por manter em produção a terceira geração do modelo.

Na Europa, a versão mais extrema desse carro era a OPC. Lançada em 2007, trazia um motor 1.6 turbo da mesma família do 1.8 aspirado usado no Cruze feito no Brasil. Com 192 cv, permitia ao hatch compacto atingir 225 km/h de velocidade máxima.

5 -Corsa elétrico

Foto: Divulgação
O Corsa-e é um veículo totalmente elétrico da nova geração desse modelo que chega ao mercado europeu no início de 2020

A nova geração do Opel/Vauxhall Corsa foi revelada no ano passado na Europa. Já sob o comando do grupo PSA (Peugeot Citroën), a marca alemã usou a base modular CMP para desenvolver o modelo, a mesma do novo Peugeot 208 .

Um dos destaques dessa sexta geração do  Corsa  é a versão elétrica, que traz um propulsor com potência equivalente a 136 cv. O mesmo utilizado no Peugeot 208 elétrico que já está confirmado para o mercado brasileiro.