Porsches como você nunca viu são revelados em um livro

Marca apresenta protótipos e conceitos feitos entre 2005 e 2019, e que até agora eram mantidos em segredo. Tem até uma "Kombi" elétrica e superveloz

Porsche fez até uma Kombi com preparação feita com aval da marca alemã sediada em Stuttgart
Foto: Divulgação
Porsche fez até uma Kombi com preparação feita com aval da marca alemã sediada em Stuttgart

A Porsche lança na Europa o livro "Porsche Unseen", que revela estudos de design realizados entre 2005 e 2019, até agora mantidos em segredo. A fabricante mostra visões de 15 conceitos. Os primeiros estudos cobrem os segmentos "Desenvolvimentos", "Pequenos Rebeldes", "Hipercarros" e "O que vem à frente?.

Dessa forma, a Porsche proporciona um panorama de seu processo de design - desde o primeiro esboço até o modelo pronto para produção em série.

919 Street (2017)


Foto: Divulgação
Porsche 919 é baseado no carro que corrida que disputou o campeonato WEC venceu as 24 Horas de Le Mans


São apresentados projetos como o Porsche 919 Street (2017; modelo em argila escala 1:1), desenvolvido com base na tecnologia usada no Porsche 919 Hybrid, prometendo tornar as emoções da pilotagem do protótipo de corridas acessíveis a motoristas amadores.

Sob a cobertura externa estão o monocoque de carbono e o potente trem de força de competição com 900cv, que ajudou o Porsche 919 a conquistar o tricampeonato nas 24 Horas de Le Mans, entre 2015 e 2017. As dimensões e a distância entre eixos também são as mesmas do carro de corrida.

Vision Spyder (2019)


Foto: Divulgação
Porsche Vision Concept foi inspirado no roadster 550 Spyder, de meados dos anos 50

Outro estudo mostrado é o compacto Porsche Vision Spyder (2019; modelo estático 1:1). Do Porsche 550-1500 RS Spyder, de 1954, o modelo trouxe o cockpit purista e espartano, as grades sobre o motor central, as barbatanas estilizadas na traseira e até os adesivos com pégasos vermelhos da Mobil Oil, antiga patrocinadora da Porsche.

O carro-conceito teve a intenção de desenvolver a identidade de design da marca e adiantar ideias para futuros detalhes como, por exemplo, um estiloso santantônio.

Renndienst (2018)


Foto: Divulgação
Porsche foi pensada para ser um carro de apoio totalmente elétrico, mas que não sai da fase de protótipo


O modelo mais curioso é o Porsche Renndienst (2018; modelo estático 1:1), livre interpretação de um modelo com seis lugares. Inspirada nas Kombis que davam apoio aos carros de corrida da marca nos anos 50 e 60, a equipe de design projetou um furgão/van futurista.

O estudo mostra como o DNA de design da Porsche poderia ser transferido para um segmento de veículos não-usual para a marca. Os passageiros encontram uma cabine confortável e modular. A posição de dirigir é central. A tecnologia de propulsão totalmente elétrica fica sob a carroceria. Assim, os passageiros podem usufruir de um espaço generoso, mas com a genuína sensação de estar num Porsche.

Além de serem revelados no livro de 328 páginas, com fotos de Stefan Bogner e o texto de Jan Karl Baedeker (editora Delius Klasing), esses estudos de design serão apresentados pela Porsche Newsroom em uma série de artigos.

A versão na webtv da revista 911:Magazine também dedica um episódio a alguns dos estudos e examina a conexão entre estes e os atuais modelos de produção juntamente com o designer-chefe da Porsche, Michael Mauer. Em 2021, o Porsche Museum, em Zuffenhausen, Stuttgart, fará uma exibição desses protótipos.