Land Rover vai retomar a produção do Defender original

Carroceria do icônico modelo 4x4 será utilizada em um novo veículo desenvolvido por um pequena empresa de propriedade da Land Rover

Land Rover Defender 110 original irá voltar ao mercado como Bowler CSP 575
Foto: Divulgação
Land Rover Defender 110 original irá voltar ao mercado como Bowler CSP 575


A Land Rover cedeu os direitos de uso da carroceria do Defender 110 original para a empresa britânica Bowler Motors. Até aí, nada de muito diferente do que a Ford fez ao ceder a licença da carroceria do Mustang original para a fabricante Revology. Não fosse o fato de a Bowler ser parte do grupo Jaguar Land Rover. O que de certa forma pode ser considerada uma retomada na produção do 4x4 original.


Fabricante de veículos off-road extremos para uso em competições, a Bowler Motors foi adquirido pelo grupo britânico controlado pela indiana Tata em dezembro do ano passado e desde então está subordinada à SVO (Special Vehicle Operations), divisão de veículos especiais da Jaguar Land Rover .

A carroceria do velho Defender será utilizada em um projeto conhecido atualmente pelo codinome CSP 575, que irá combinar um novo chassi desenvolvido pelos engenheiros da Bowler com o motor 5.0 V8 a gasolina de 575 cv usado em modelos como o Range Rover Sport SVR .

Apesar de contar com uma gaiola de proteção interna, este será um veículo preparado para uso em vias públicas e poderá levar até quatro ocupantes em assentos individuais esportivos.

Ainda em desenvolvimento, o CSP 575 será produzido artesanalmente e em edição limitada, com as primeiras entregas para os clientes previstas para acontecer no 2º semestre de 2021. De acordo com a Bolker Motors, esse "novo velho" Land Rover Defender irá custar a partir de 200 mil libras (cerca de R$ 1,4 milhão) no Reino Unido.

Outros Defender

Foto: Divulgação
Novo Land Rover Defender


Primeiro modelo da Land Rover, o Defender original foi produzido entre 1948 e 2016. Desde 2019, o nome é utilizado em um novo utilitário, lançado em julho deste ano no mercado brasileiro e que lembra o original, mas traz uma plataforma do tipo monobloco. 

O CSP 575 irá competir contra o Ineos Grenadier , modelo que também é uma reprodução do Defender criada pelo bilionário britânico Jim Ratcliffe. Fã do 4x4 original, decidiu criar o seu próprio Land Rover após avaliar que o novo Defender não era fiel ao espírito do off-road. A Tata até tentou impedir a produção do Ineos, mas o pedido de registro do modelo antigo foi negado pelo órgão britânico de propriedade intelectual.