Hyundai cria carro elétrico em miniatura voltado para crianças

Modelo inspirado no conceito "45" traz sistema baseado em inteligência artificial capaz de atuar para reduzir o estresse do "condutor"

Menor elétrico da Hyundai foi desenvolvido para uso em um hospital infantil na Espanha
Foto: Divulgação
Menor elétrico da Hyundai foi desenvolvido para uso em um hospital infantil na Espanha


A Hyundai revelou recentemente um carro elétrico em miniatura voltado para crianças. Inspirado no conceito "45", hatch mostrado do Salão de Frankfurt (Alemanha) em 2019, o modelo único está sendo utilizado no Hospital Infantil SJD Barcelona, na Espanha.


Com 1,38 m de comprimento e 81 cm de largura, o mini "45" é quase quatro vezes mais curto que um Hyundai HB20 e usa dois motores elétricos de 24V, que permitem ao carrinho atingir 7 km/h de velocidade máxima. Mas não se trata de um simples brinquedo.

Parte do projeto 'Little Big e-Motion' , o carro elétrico foi desenvolvido pela montadora sul-coreana com o apoio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) e está equipado com a tecnologia EAVC (sigla em inglês para Controle de Veículo Adaptativo por Emoção).



O sistema, baseado em inteligencia artificial, adapta o ambiente no veículo para o "motorista", ajudando a tornar menos estressante o caminho entre o quarto e a sala de tratamento.

Com o uso de uma câmera e de uma série de sensores, o veículo é capaz de combinar parâmetros como velocidade e ruído com a expressão facial, os batimentos cardíacos e a frequência respiratória do "condutor", permitindo gerar uma resposta ativa do carro.

Além de responder por meio de sons e luzes o elétrico da Hyundai conta com uma espécie de cinto de segurança para controlar a ansiedade, emite fragrâncias e até bolhas de sabão. Tudo para relaxar o jovem piloto.

Foto: Divulgação
Minicarro Hyundai 45 traz sensores para ajudar a reduzir o estresse do 'motorista'


De acordo com a Hyundai , além de apoiar no tratamento médico de crianças, essa tecnologia baseada em inteligência artificar poderá ser aplicada futuramente também em automóveis reais, com o objetivo de contribuir para a melhoria na segurança e no bem-estar do motorista no trânsito.