Confira 5 dicas para dirigir sob chuva com segurança

Direção com pista molhada exige mais cautela e atenção do condutor para evitar acidentes

Pneus gastos fazem cair pela metade capacidade de drenagem dos pneus, de acordo com as dicas da Continental
Foto: Divulgação
Pneus gastos fazem cair pela metade capacidade de drenagem dos pneus, de acordo com as dicas da Continental


Dirigir em vias molhadas demanda mais atenção do motorista e exige também que a manutenção do automóvel esteja em dia, tanto em relação aos sistemas elétrico e mecânico quanto em relação ao estado de conservação dos pneus.


De acordo com a fabricante de pneus Continental, pneus novos, com 100% de sua capacidade de dispersão, podem dar vazão a até 30 litros de água por segundo a uma velocidade de 80 km/h. Mas, quando os sulcos atingem o limite legal de 1,6 mm essa capacidade cai para 55%.

Confira abaixo algumas dicas para melhorar a segurança em vias urbanas e rodovias ao dirigir sob chuva ou com pista molhada.

1 - Aquaplanagem

Quando há muita água na pista, o veículo pode perder o contato com o asfalto e deslizar. Fenômeno é que conhecido como aquaplanagem .

Nessa situação não freie ou faça qualquer movimento brusco com o volante. Aguarde que a perda gradativa de velocidade faça com que o veículo volte a ter contato com a pista e assim o controle possa ser retomado.

2 - Reduza a velocidade

A água da chuva, quando misturada à sujeira e ao óleo que se acumulam nas ruas e estradas, aumenta a possibilidade de derrapagens .

Ao reduzir a velocidade, o motorista permite que uma área maior da banda de rodagem entre em contato com a pista, aumentando assim a aderência dos pneus com o solo.

3 - Mantenha distância

Reduzir a velocidade do seu veículo ajuda a reduzir os riscos de aquaplanagem e derrapagens. Mas é importante também  manter distância do veículo à frente.

Em uma pista molhada, o motorista necessita de três vezes mais espaço para frear em comparação com uma pista seca.

4 - Análise dos sulcos

Também é importante observar a profundidade dos sulcos dos pneus. Todos os pneumáticos contam com uma indicação chamada TWI, que indica quando os sulcos da banda de rodagem atingiram a profundidade limite de 1,6 mm.

Mas vale destacar que mesmo antes disso o motorista precisa precisa ficar atento, pois a capacidade dos pneus de drenar a água vai diminuindo conforme o componente se desgasta.

5 - Calibragem, alinhamento e balanceamento

Para assegurar que a área de contato entre o pneu e a pista seja a ideal, com o máximo possível de água sendo drenada, é fundamental garantir que o veículo esteja no prumo.

Por este motivo, é essencial não descuidar da pressão dos pneus , do alinhamento e do balanceamento das rodas.