Volkswagen confirma novo modelo elétrico para desbancar a Tesla

Veículo autônomo será lançado em 2026; novo hatch elétrico de entrada também está nos planos

Imagem misteriosa confirma lançamento do novo Volkswagen Trinity, possível versão de produção do conceito Space Vizzion
Foto: Divulgação
Imagem misteriosa confirma lançamento do novo Volkswagen Trinity, possível versão de produção do conceito Space Vizzion

O CEO da Volkswagen , Ralf Brandstatter, revelou que a fabricante alemã está projetando um novo veículo autônomo elétrico . Segundo o executivo, o modelo irá se chamar Trinity e está marcado para aparecer em sua versão de produção em meados de 2026.

Para instigar os fãs, a marca publicou uma imagem do protótipo do Volkswagen Trinity coberto por um lençol, levantando diversas especulações sobre seu design. Apesar de ser um veículo largo, o Trinity aparenta ter uma queda a partir da metade da carroceria.

As formas do Volkswagen Trinity  indicam que o modelo pode ser a perua 100% elétrica que a fabricante prometeu no final de 2020 , com características do conceito Space Vizzion .

Foto: Divulgação
Conceito Space Vizzion antecipou a futura perua elétrica da Volkswagen; produção foi confirmada no ano passado

A imagem publicada pela Volkswagen traz algumas considerações sobre o Trinity. A marca afirma que o modelo terá “nova arquitetura”, sugerindo que talvez ele não seja feito sobre a plataforma MEB dos atuais modelos elétricos da fabricante. A Volkswagen também promete modos de condução autônoma e uma misteriosa “nova abordagem de produção”.

Segundo o portal alemão Automobilewoche , o novo carro elétrico da Volkswagen será baseado no Projeto Artemis da Audi , enquanto o site Jalopnik sugere que o modelo terá base em uma evolução da atual plataforma MEB. Nenhuma das afirmações foi confirmada ou negada pela fabricante.

O Trinity será produzido na fábrica principal da Volkswagen , em Wolfsburg (Alemanha), com a expectativa de fabricação de 300 mil unidades por ano. Considerando que o complexo atualmente produz em torno de 700 mil unidades neste período, trata-se de uma iniciativa ousada da fabricante alemã contra a Tesla.

A Volkswagen também confirmou que terá um novo veículo elétrico de baixo-custo, nas mesmas proporções do Polo . Ele deverá se chamar ID.1 ou ID.2, com posicionamento abaixo do monovolume ID.3 e do SUV ID.4 .

Detalhes sobre o novo modelo  – que também será produzido sobre a plataforma MEB – continuam sendo um mistério, mas o site americano Carscoops antecipa que ele deverá custar algo em torno de 20 mil euros (R$ 132.999 em conversão simples).