Volkswagen Taos chega ao Brasil no segundo trimestre de 2021

Fabricante revela mais informações sobre o futuro rival do Jeep Compass

VW Taos será posicionado acima do T-Cross e poderá declarar o fim do Tiguan Allspace de cinco lugares
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VW Taos será posicionado acima do T-Cross e poderá declarar o fim do Tiguan Allspace de cinco lugares

A Volkswagen do Brasil revela mais informações sobre o Taos , novo SUV médio que está confirmado para o segundo trimestre de 2021, em um bate-papo com a imprensa. O modelo que ficará entre T-Cross e Tiguan na linha da marca será feito ao lado da picape Amarok em Pacheco (Argentina), com foco na distribuição em toda a América Latina.

O Taos tem 4,46 m de comprimento (6 cm a mais que o Jeep Compass ), 1,62 m de altura (+ 1 cm), 1,84 m de largura (+ 2 cm) e  2,68 m de distância entre-eixos (+ 4 cm). Seu porta-malas tem 498 litros de capacidade, superando o Jeep Compass (410 l) em 88 litros. O vão-livre do solo é de 18,5 cm, garantindo ângulo de entrada de 19° e saída de 26,3°.

Desempenho

O SUV terá o mesmo motor 1.4 TSI, de 150 cv e 25,5 kgfm de torque a 1.500 rpm que equipa Tiguan , Jetta e T-Cross , mantendo o câmbio automático de seis marchas com hastes atrás do volante para trocas sequenciais. Segundo o gerente de desenvolvimento de produto da Volkswagen, José Loureiro, apesar do hardware ser o mesmo entre todos os modelos, a aplicação do software é específica para cada veículo.

Dessa forma, o VW Taos é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 194 km/h, diz a fabricante. A central multimídia VW Play inclui gerenciamento de modos de condução, onde o motorista poderá escolher entre as categorias “normal”, “esporte”, “econômica” e “individual”. Os modos alteram o mapeamento do motor e a entrega da curva de torque para cada situação específica, deixando o Taos mais arisco ou suave. 

O modelo ainda conta com sistema start-stop, que desliga o veículo com pedal de freio acionado para economizar combustível. Os números de consumo ainda não foram revelados.

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Segundo a equipe de engenharia da Volkswagen, não há intenção de instalar o motor 2.0, de 230 cv de potência e 35,5 kgfm de torque que equipa as versões mais caras do Tiguan no novo Taos. Versões com tração integral também não estão nos planos da Volkswagen do Brasil. 

Segurança

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Modelo ainda não foi submetido ao Latin NCAP, mas fabricante antecipa que deverá atender os critérios do mercado

Uma das apostas da Volkswagen para o Taos inclui recheá-lo de equipamentos de segurança . O modelo conta com sensores de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, indicador de perda de pressão dos pneus e função de frenagem de manobra e sistema de frenagem pós-colisão. O Taos ainda não foi submetido aos testes de colisão do Latin NCAP , mas segundo a fabricante, o modelo “está preparado para atender os requisitos mais desafiadores do mercado”.

Conforto

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Além da central multimídia, VW Taos terá display 100% digital para reproduzir informações de bordo

O modelo trará a nova central multimídia VW Play, com pareamento de celulares via Android Auto e Apple CarPlay, porém sem GPS nativo. O motorista poderá reproduzir informações de mídia e computador de bordo no cluster digital. Na comparação com outros modelos da Volkswagen, o Taos estreia carregador de celular por indução e luz ambiente customizável pela central VW Play. 

Posicionamento

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VW Tiguan pode perder versão de cinco lugares no Brasil para não 'canibalizar' o irmão argentino

A chegada do Volkswagen Taos ao mercado nacional levantou dúvidas sobre o destino do VW Tiguan Allspace em suas versões de cinco lugares. A fim de evitar a “canibalização de produtos”, a Volkswagen anuncia que o portfólio ainda está sendo avaliado, mas que há a intenção de tornar a gama cada vez mais enxuta – seguindo exemplo do Nivus , que foi lançado em apenas duas versões.

A marca não revelou preços e versões do Taos , mas há a expectativa de que o modelo custe entre R$ 125 mil e R$ 175 mil. Dessa forma, o SUV ficará posicionado entre a versão mais cara do T-Cross e o modelo de entrada do  Tiguan Allspace, de sete lugares.