Saiba o que é melhor: garantia estendida ou mecânica

Especialista dá dicas sobre quais são as escolhas para proteger seu carro sem gastar tanto

Existem vários tipos de pacotes de garantia que se adequam ao que cada um está disposto a pagar pela manutenção
Foto: Divulgação
Existem vários tipos de pacotes de garantia que se adequam ao que cada um está disposto a pagar pela manutenção

Realizar o sonho de ter um carro novo na garagem também implica em se proteger de imprevistos, como reparos inesperados. Porém, em tempos de crise, vale a pena saber qual é e melhor alternativa para não ter problemas com o bolso. Entre as alternativas, há dois tipos de garantia, a estentida e a mecânica, sobre as quais o executivo da Allianz Automotive, Ricardo Sardagna, explica detalhes.

Ele explica que a garantia estendida é uma extensão do prazo da garantia oferecida pela montadora, tipicamente por 12 ou 24 meses, e garante aos motoristas tranquilidade com a cobertura de custo para reparos. Também existem produtos de garantia estendida reduzida, nos quais alguns componentes do veículo deixam de ter cobertura durante o período de extensão.

Ainda conforme o executivo, esses produtos começam a valer quando a garantia do fabricante termina, resultando em boa alternativa para manter sob controle os gastos com o automóvel. "São válidos para v eículos novos ou seminovos que ainda tenham garantia de fábrica vigente. As modalidades denominadas como garantia mecânica são adequadas para veículos usados que já não tenham a garantia de fábrica", explica Sardagna.

Neste caso, há diversos módulos de cobertura, sendo “motor e câmbio” o mais básico e comum no mercado, porém, pacotes de cobertura mais ampla também podem ser contratados para amparar outros componentes do veículo. "Você terá acesso à rede de oficinas de reparo com profissionais qualificados, com cobertura para os custos de peças e mão de obra dos reparos", ressalta o executivo

Mais dicas sobre garantia veicular

Foto: Divulgação
Nos pacotes de garantia mais completos, até reparos ou troca do para-brisa é algo que pode estar incluído na cobertura

O mercado de carros usados no Brasil é um dos maiores. "Para você ter uma ideia, a cada carro novo vendido, são quatro usados. E por isso, a garantia mecânica é um produto com bastante potencial de crescimento e um grande valor agregado para os consumidores. Essa escolha é útil em casos de reparos devido ao envelhecimento ou à manutenção inadequada de proprietários anteriores.

A possibilidade de configuração do pacote é extensa. Há variações de pacotes desde os planos de entrada com opções apenas para motor e câmbio até pacotes completos, que contemplam o sistema de transmissão, suspensão, freios e componentes elétricos.

Uma dica para os motoristas que vão adquirir a proteção: conheça a reputação da empresa e busquem pelos índices de atendimento ao cliente, que sejam confiáveis e claro, que ofereçam ótimas seleções de cobertura”, finaliza o especialista.