Nova versão da KTM 1290 Super Duke é flagrada em testes

Naked 1290 Super Duke RR irá investir em redução de peso para seguir competitiva entre os modelos de apelo esportivo

KTM Super Duke 1290 RR da linha 2021 terá como base da versão R da imagem acima, um pouco mais mansa
Foto: Divulgação
KTM Super Duke 1290 RR da linha 2021 terá como base da versão R da imagem acima, um pouco mais mansa


Documentos que vazaram recentemente na Alemanha indicam que a austríaca KTM estava trabalhando em uma versão mais apimentada da naked 1290 Super Duke R . Pois desta vez, a publicação Motorcycle News registrou as primeiras imagens de um protótipo do modelo em testes.


Renovada em 2019, a naked KTM 1290 Super Duke R tem um peso seco de 189 kg e usa um motor V2 de 1.301 cc, que desenvolve 180 cv. Mas de lá para cá, a concorrência correu atrás do prejuízo e modelos como a Ducati Streetfighter V4 já oferecem mais potência e menos peso (211 cv e 178 kg). Com a nova moto, que deve receber o nome de Super Duke RR, a KTM pretende trazer mais equilíbrio para a disputa.

Sem fazer modificações mecânicas, a KTM aposta para a 1290 Super Duke RR em uma dieta para baixar o peso da moto em cerca de 10 kg. Isso inclui a adoção de diversos componentes em fibra de carbono, como os para-lamas, a capa da corrente e partes da carenagem.

O protótipo flagrado nas fotos ainda traz vários componentes aliviados oferecidos atualmente como acessórios, além de outros detalhes como rodas exclusivas e novos apêndices em carbono para melhorar a refrigeração dos freios. A KTM ainda não tem data para revelar oficialmente o modelo esportivo 1290 Super Duke RR.