Kia apresenta o EV6, primeiro modelo 100% elétrico da marca

Novidade tem 500 km de autonomia e pode sair de 10% para 80% de carga em apenas 18 minutos

Kia EV6: novo elétrico da marca coreana conta com apelo esportivo e com aceleração de supercarro na versão GT
Foto: Divulgação
Kia EV6: novo elétrico da marca coreana conta com apelo esportivo e com aceleração de supercarro na versão GT

A Kia chega forte na seara dos carros 100% elétricos com o EV6, não apenas pelo estilo arrojado e pela tecnologia embarcada, mas também pelo desempenho e autonomia. Consultada, a assessoria de imprensa da marca no Brasil disse à reportagem de iG Carros que existe a possibilidade de trazer o carro ao País, mas não por enquanto.

De acordo com a fabricante, o carro é capaz de rodar até 500 km sem precisar de recarga, acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos na versão GT , e com sistema de 800 volts, sai de 10% para 80% de carga em meros 18 minutos, também conforme a Kia .

O novo Kia EV6 é fabricado sobre a nova arquitetura E-GMP, a mesma do Hyundai Ioniq 5 . O carro tem 2,90 metros de entre-eixos e 4,69 metros de comprimento, dimensões próximas do Mustang Mach-E, mas um pouco menores que o VW ID.4 . Assim como os principais rivais, o modelo da marca coreana vem com diferentes modos de condução a serem escolhidos que mudam o tempo de duração da carga das baterias.

Na versão mais simples, o Kia EV6 tem 168 cv e bons 35,7 kgfm de torque já ao escostar o pé no acelerador. Com dois motores, tracioando as quatro rodas, chega-se nos 232 cv e nada desprezíveis 61,7 kgfm de torque. No caso do esportivo GT, são 577 cv e brutais 75,5 kgfm de torque, com sistema de diferencial autoblocante, que ajuda a aclerar de 0 a 100 km/h em meros 3,5 segundos, tempo de supercarro a combustão.

Entre os recursos interessantes do novo Kia EV6 está o sistema que permite tornar o carro em um gerador de energia capaz de alimentar uma TV de 55 polegadas e um ar-condicionado ao mesmo tempo por mais de 24 horas, ou ainda carregar outro modelo elétrico, se for o caso. Além disso, também é possível guiar o EV6 usando apenas o acelerador usando o modo máximo de regeneração de energia dos freios.

No interior, há duas telas curvilíneas de 12 polegadas cada, ambas sensíveis ao toque e de alta resolução. Ainda entre os pricipais equipamentos há controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo ("piloto automático"), bem como alertas para mudança indevida de faixa e de ponto cego.

Os preços do novo Kia EV6 ainda não foram divulgados, mas a chega do carro em alguns mercados globais selecionados começa no segundo semestre de 2021.