Stellantis quer triplicar vendas de carros eletrificados no mundo

Brasil terá 3 modelos na categoria até 2022; saiba quais são

Jeep Renegade e Compass: versões 4xe podem marcar até 45 km/l na estrada
Foto: Divulgação
Jeep Renegade e Compass: versões 4xe podem marcar até 45 km/l na estrada

O Grupo Stellantis anuncia que pretende triplicar seu volume de vendas de modelos eletrificados em 2021. Considerando as 139 mil unidades vendidas no ano passado, o conglomerado formado por FCA (Fiat-Chrysler Automobiles) e PSA (Grupo Peugeot-Citroën) almeja volume anual em torno de 400 mil unidades.

O anúncio foi feito pelo executivo John Elkann, diretor global da Stellantis , em entrevista à Reuters. Segundo ele, as marcas do grupo terão 11 novos modelos na categoria para alavancar as vendas.

Foto: Divulgação
Peugeot e-208 GT será o primeiro carro elétrico do Grupo Stellantis no Brasil

Antes de fechar a aliança com o Grupo Peugeot-Citroën para formar a Stellantis , a Fiat-Chrysler Automobiles comprou cerca de US$ 363 milhões de créditos da União Europeia para investir na redução de emissões de gases tóxicos. A fabricante está comprometida em gastar cerca de US$ 2 bilhões até o final de 2021.

Apesar da pandemia causada pelo novo coronavírus ter causado queda de 20% no mercado global de automóveis em 2020, o segmento dos veículos híbridos e elétricos registrou crescimento expressivo de 67%. Com base nos resultados, a Stellantis pretende oferecer versões eletrificadas de todos os seus veículos europeus até 2025.

Brasil

Foto: Divulgação
Novo Fiat 500e: fabricante já entrou com pedido de homologação no Brasil; deve chegar em 2022

Mirar a marca de 400 mil veículos eletrificados vendidos no mundo em 2021 é um plano ousado por parte da Stellantis , que hoje forma o quarto maior grupo automotivo do planeta. No Brasil, a categoria ainda está engatinhando, mas a marca já confirmou que terá híbridos e elétricos nas concessionárias.

O primeiro veículo da categoria no Brasil será o hatch elétrico Peugeot e-208 GT . Ele deverá chegar em meados do segundo semestre, entregando 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque. Segundo a fabricante, o modelo pode percorrer 350 km.

Na mesma época, a FCA deverá importar o Jeep Renegade híbrido que foi prometido no final do ano passado. O modelo é capaz de aferir 45 km/l, desenvolvendo 180 cv de potência e 27,7 kgfm de torque. 

Outro modelo elétrico que virá ao Brasil é o Fiat 500e . A marca italiana já solicitou o registro do compacto no INPI (Insitituto Nacional de Propriedade Industrial), mas seu lançamento deve ficar para o primeiro trimestre de 2022.