Como foi o primeiro trimestre da Ford após fim da produção nacional?

Ranger é destaque entre as picapes, mas Territory perde fôlego; veja os detalhes

Em janeiro de 2021, a Ford fechou suas três fábricas no Brasil e anunciou redução na rede de concessionárias. A medida, vale lembrar, faz parte da estratégia global de abandonar segmentos pouco lucrativos. Antes de encerrar a produção no Brasil, a marca também encerrou o funcionamento de linhas de produção na Alemanha e na França.

Com o fim do mês de março, é possível fazer o balanço do primeiro trimestre da Ford em 2021 . Atualmente, a marca conta com quatro modelos em linha no Brasil: a picape Ranger , os SUVs Territory e Edge ST e o esportivo Mustang . Veja qual foi o resultado, segundo a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores).

Ranger

Após começo difícil, Ford Ranger Black 2022 foi destaque entre as picapes médias em março
Foto: Divulgação
Após começo difícil, Ford Ranger Black 2022 foi destaque entre as picapes médias em março

Com o fim de Ka , Ka Sedan e EcoSport , a Ford Ranger se tornou o principal produto da fabricante no Brasil. Em janeiro, ainda durante o anúncio do fechamento das fábricas em Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE), o modelo feito na Argentina emplacou 1.926 unidades.

As vendas caíram em fevereiro, quando a Ranger emplacou 1.307 unidades e continuou atrás de Chevrolet S10 e Toyota Hilux . O resultado voltou a surpreender no mês seguinte, pois em março a picape média emplacou 2.386 unidades, tornando-se a vice-líder e respondendo por 25% do segmento.

A Ranger é oferecida em cinco versões (Storm, XLS, XLT, Limited e Black), com preços entre R$ 165.990 e R$ 215.590. A Ford já prepara a próxima geração, que será produzida na Argentina e tem previsão de estrear no segundo semestre de 2022.

Territory

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Importado da China, Ford Territory viu suas vendas caírem no primeiro trimestre de 2021

Após o encerramento da produção do EcoSport , o Territory se tornou o SUV mais barato na linha da Ford . Em janeiro de 2021, o modelo emplacou 168 unidades, número que caiu para 105 unidades em fevereiro, segundo o levantamento mais recente publicado pela Fenabrave.

O mês de março foi ainda pior, com o Territory emplacando apenas 90 unidades. O SUV da Ford está disponível em duas versões, SEL (R$ 179.990) e Titanium (R$ 197.990), sem oferecer perigo aos principais rivais.

Em maio, a Ford terá um novo produto na categoria dos SUVs médios: o Bronco Sport . O modelo chega do México com a importante missão de abocanhar parte da fatia do mercado dominada pelo Jeep Compass.

Edge ST

Foto: Divulgação
Ford Edge ST é alternativa esportiva entre os SUVs premium; desempenho não agrada em 2021

O Ford Edge ST é um SUV de nicho que parte de R$ 351.950. O modelo não consta no levantamento divulgado pela Fenabrave pelo baixíssimo volume de vendas em uma categoria muito impulsionada.

Só é possível apontar que o Edge ST não chega nem a ser um dos 40 SUVs mais vendidos do Brasil, ficando atrás até mesmo do Peugeot 3008 que teve apenas 183 emplacamentos nos três primeiros meses de 2021.

Mustang

Foto: Cauê Lira/iG Carros
Ford Mustang Black Shadow foi bem em janeiro, mas viu suas vendas caírem em fevereiro e março

A situação também não foi positiva para o Mustang . Segundo os dados da Fenabrave, o muscle car da Ford emplacou 85 unidades em janeiro, obtendo um dos melhores resultados entre os esportivos.

Em fevereiro, o esportivo teve apenas 28 emplacamentos. A situação piorou em março, quando a Fenabrave listou apenas 11 unidades vendidas. O Mustang é oferecido apenas na versão Black Shadow , por R$ 396.900. Ainda em 2021, a marca vai iniciar a importação do modelo de alta performance Mach 1 .

Resultado geral

Apesar do desempenho de Territory , Edge ST e Mustang , o produto mais lucrativo da Ford no Brasil está fortalecido. Além de Bronco e Mach 1 , que prometem ser veículos de sucesso, a marca também iniciará as importações da nova geração da van Transit em 2021, com produção no Uruguai.