Nissan Sentra deixa de ser oferecido no Brasil até a chegada da nova geração

Segmento dos sedãs médios em queda coloca nova geração na incerteza, com alta do dólar e crise econômica

Lançado em 2013, Nissan Sentra já era considerado um modelo defasado no segmento dos sedãs médios
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Lançado em 2013, Nissan Sentra já era considerado um modelo defasado no segmento dos sedãs médios

A extensa lista de carros que saíram de linha durante a pandemia no Brasil ganha um novo integrante. O Nissan Sentra deixou de ser oferecido no site da marca, sinalizando o fim das importações. Este é o segundo modelo da marca japonesa a sair de linha na crise do coronavírus, seguindo o mesmo caminho do compacto March .

A nova geração do Sentra já está sendo feita na fábrica de Aguascalientes (México) desde junho do ano passado. Conforme apurado pela reportagem do iG Carros durante o lançamento do Kicks 2022 , o lançamento de novos modelos importados da Nissan depende de melhores condições de câmbio, com o dólar na faixa de R$ 3,50. Na cotação atual, a moeda americana é negociada a R$ 5,39.

Outro fator que pode desencorajar a importação da nova geração do Sentra ao Brasil é a queda das vendas do segmento. Os SUVs já representam 38,6% de todos os emplacamentos do Brasil , enquanto os sedãs médios representam apenas 4,47%, segundo a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores).

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Neste sentido, o Nissan X-Trail está muito mais próximo de ser lançado no Brasil do que o Sentra , ainda que esbarre nos valores elevados das moedas internacionais. Como o modelo é feito nos Estados Unidos, não tem benefícios de isenção de impostos.

A Nissan sinalizou interesse de vender o X-Trail no Brasil pela primeira vez em 2018, quando exibiu a versão híbrida de sua antiga geração no Salão do Automóvel de São Paulo. Desde então, as condições financeiras pioraram e os planos acabaram esfriando.