Jaguar Land Rover passa a restaurar modelos clássicos no Brasil

Clínica de Restauração do grupo funcionará na unidade de Itatiaia, no RJ

Land Rover Defender de 1996 foi o primeiro veículo a ser restaurado na fábrica da marca em Itatiaia (RJ)
Foto: Divulgação
Land Rover Defender de 1996 foi o primeiro veículo a ser restaurado na fábrica da marca em Itatiaia (RJ)

Para quem sempre sonhou em ter o seu clássico Jaguar ou Land Rover com a mesma aparência de quando saiu da fábrica, eis aí a oportunidade que o Grupo Jaguar Land Rover está oferecendo.

Voltada para a restauração de veículos clássicos das marcas inglesas, a clínica de restauração intitulada Clínica de Restauração Jaguar Land Rover será uma nova unidade instalada na fábrica da marca em Itatiaia, no Rio de Janeiro.

De acordo com a empresa, a unidade que entrará em operação já neste mês contará com uma área de 900 m2 com capacidade para abrigar até 12 veículos simultaneamente, além de seis baias de oficinas individuais, área de desmontagem, oficina de motores e processos de pintura homologados pela Jaguar Land Rover .


Para que a qualidade e a perfeição sejam alcançadas, a clínica trabalhará com equipamentos e peças originais JLR, além de uma equipe especializada e dedicada à restauração minuciosa, que manterá a autenticidade de veículos antigos das marcas.

“Decidimos criar esta unidade para celebrar o passado de nossas marcas e dar um futuro glorioso aos veículos clássicos de nossos clientes. O local foi estrategicamente pensado, de modo que podemos contar com toda a estrutura e a experiência de nossa fábrica no Rio de Janeiro e oferecer um serviço com peças originais e genuínas da marca Jaguar Land Rover ”, conta Oscar Neto, diretor da fábrica de Itatiaia.

O primeiro veículo restaurado pela operação foi um Defender 110 de 1996 , que teve recuperadas toda a parte exterior, a interior e a mecânica do carro. Segundo os responsáveis pelo processo de restauração, antes de começarem os serviços, a equipe conversou  com o cliente para entender todas as particularidades do carro, sua história e as preferências na restauração, como parte do processo de preservação de cada carro.

 “Entendemos que os modelos clássicos da Jaguar Land Rover têm histórias únicas e relacionadas a experiências vividas pelos seus donos. Esse trabalho cuidadoso de restauração também visa preservar essas histórias”, complementa Wiliam Oliveira, gerente responsável pela Clínica de Restauração.


 Aos interessados que quiserem agendar uma visita guiada à planta, incluindo as novas instalações da Clínica de Restauração , poderão entrar em contato pelo telefone (21) 97251-2963 ou pelo e-mail clinicaderestauracao@jaguarlandrover.com.

 Além da unidade de Itatiaia, no Rio de Janeiro, a Clínica de Restauração Land Rover também está presente na operação Classic, na Inglaterra.

O primeiro Land Rover que deu origem ao Defender

Foto: Guilherme Menezes/iG
O Série 1 foi apresentado no final de abril de 1948 como o primeiro modelo da Land Rover no mundo

O primeiro Land Rover (1948), batizado de Serie 1, era exibido durante o Salão do Automóvel de Amsterdã, em 30 de abril de 1948. Ganhou várias gerações e configurações ( Série I, II, IIA, IIB, III, Defender 90, 110, 127 ), mas mantinha o mesmo estilo quadrado com dobradiças e rebites à mostra, que destacavam valentia que sempre carregou no DNA.

Durou até 2015 por conta de razões legislativas, depois de 67 anos ininterruptos. O veículo clássico da marca inglesa é tão emblemático que, até os últimos dias de produção do último Defender , utilizava toda a base originada do Série 1 de 1948.

Peças como a tampa do tanque de combustível e as fitas que fixam a capota de lona (dependendo da versão) são remanescentes do Land Rover Série 1 . Por outro lado, naturalmente, a tecnologia do veículo foi bastante atualizada e aprimorada com o passar dos anos.

Nas propagandas, a marca não poupava esforços. A prova de robustez dos Land Rover também esteve sempre presentes nos investimentos pesados em suas campanhas publicitárias. Uma delas, por exemplo, de 1986, mostra um Defender escalando a parede de 45º de uma represa e a frase “The best 4x4xfar” ou o melhor 4x4 que vai longe.