BMW testa veículos com célula a combustível de hidrogênio

Já em fase final de desenvolvimento, nova tecnologia é 100% livre de emissões


BMW i Hydrogen Next ainda está na fase de protótipo, mas seu sistema logo passará a ser produzido em série
Foto: Divulgação
BMW i Hydrogen Next ainda está na fase de protótipo, mas seu sistema logo passará a ser produzido em série

A BMW deu início aos testes do sistema de propulsão alimentado por célula de combustível de hidrogênio, em veículos próximos ao estágio final de desenvolvimento, ou seja, unidades de pré-produção.

Sem qualquer emissão de CO2, os protótipos puramente elétricos BMW i Hydrogen NEXT examinarão o comportamento na vida real dos chassis de cada modelo, sistemas de tecnologia e eletrônica embarcada, simulando condições da vida real, quando equipados com essa nova propulsão.

A energia é gerada na célula a combustível como resultado de uma reação química entre o hidrogênio transportado pelo veículo e o oxigênio do ar. Isso oferece uma potência elétrica de 125kW/ 170 cv. Um conversor elétrico localizado abaixo da célula de combustível ajusta sua voltagem para a do motor elétrico, que alimenta o sistema.

Foto: Divulgação
BMW iX3 i Hydrogen NEXT tem uma 374 cv que corresponde ao mais potente motor a gasolina de seis cilindros em linha


O recurso de propulsão completo combina a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração - que já pode ser experimentada no iX3 e, em breve, no iX e i4. 

A energia armazenada na bateria também é usada para manobras de aceleração dinâmica e pequenas explosões de velocidade para ultrapassagens. Como resultado, o sistema oferece uma potência de 275kW/ 374 cv que corresponde exatamente à do mais potente motor a gasolina de seis cilindros em linha atualmente usado nos modelos BMW.

A tecnologia tem potencial de longo prazo para complementar os motores de combustão interna, sistemas híbridos plug-in e veículos elétricos a bateria e poderá ser uma alternativa aos veículos elétricos a bateria.

Como o tanque de combustível de um modelo de motor de combustão convencional, o tanque de hidrogênio do BMW i Hydrogen NEXT pode ser abastecido entre três e quatro minutos, garantindo uma autonomia de várias centenas de quilômetros em todas as condições climáticas.