Verificar o nível e trocar o óleo no prazo faz parte na manutenção preventiva

Motul traz dicas relevantes para garantir o bom funcionamento do motor


Saber o momento exato da troca de óleo não tem segredo. Basta seguir a indicação do manual e medir o nível
Foto: Divulgação
Saber o momento exato da troca de óleo não tem segredo. Basta seguir a indicação do manual e medir o nível

A multinacional francesa Motul que atua no segmento de lubrificantes e fluidos, dá algumas dicas importantes para manter a “saúde” do motor sempre em dia garantindo assim menos idas às oficinas.

A primeira regrinha é sempre seguir a recomendação das montadoras sobre o óleo adequado para cada veículo. Lá consta todas as especificações e características do lubrificante bem como o prazo para efetuar as trocas.

É importante frisar utilizar um óleo de viscosidade mais alta do que a indicada pelo fabricante pode implicar em maior esforço na lubrificação do motor, o que aumenta o consumo de combustível e eventualmente, ocasiona algum dano em determinadas situações.

Por outro lado, um óleo com viscosidade inferior à recomendada, há o risco de causar falta de lubrificação nas peças móveis e comprometer o funcionamento do motor.

Foto: Divulgação
Trocas no prazo do óleo do motor e câmbio mantém a partes móveis como engrenagens sempre em dia

Se as trocas do óleo não forem feitas conforme à recomendação de cada montadora, há o risco de prejudicar no desempenho e proteção das partes internas do motor como bielas, pistões, camisas etc.

Linha completa de aditivos, fluidos e lubrificantes

Vale lembrar que a Motul também atua no segmento de fluidos de transmissão, freio, hidráulico, aditivos e graxas. No primeiro exemplo citado, a marca ressalta que para troca suave de marchas e preservar o sistema de transmissão existe uma gama completa de produtos para diferentes aplicações, sejam câmbios manuais ou automáticos.

Já para o sistema de freios, deve receber manutenção periódica para manter a eficiência, como a troca do fluido na data recomendada, pois ele se degrada com o tempo mesmo sem ter sido utilizado.