VW Fusca: confira cinco configurações bizarras do clássico carismático

O pequeno Besouro da VW é tão cultuado pelo mundo que até surgiram configurações um tanto quanto curiosas


VW Fusca Baja foi preparado oficialmente pela fabricante para poder participar de provas em pisos irregulares de terra
Foto: Divulgação
VW Fusca Baja foi preparado oficialmente pela fabricante para poder participar de provas em pisos irregulares de terra

Não é difícil encontrar diferentes formas de aproveitar a base resistente e de fácil manutenção do Fusca. Há diversos modelos no mercado, desde o aventureiro Baja, até mesmo um pequeno trailer ou ainda uma picape. Entre o que já fizeram até hoje, conheça abaixo as mais inusitadas variações de carroceria que o VW Fusca já teve pelo mundo.

1 - Fusca Camper

Foto: Reprodução/Pinterest
Fusca trailer pode acomodar apenas duas pessoas, mas é uma solução interessante de baixo custo

A americana RQR fez nos anos 70 a versão Camper do besouro, um mini motorhome feito de alumínio e por dentro fibra de vidro para o acabamento dos moldes do armário, pia, fogão e geladeira feitos sob medida. O Minimotorhome ainda vinha equipado com duas camas: solteiro e casal.

2 - Fusca picape

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Beutler fez na década de 50 algumas variações do Fusca, uma delas é esta, como se fosse uma picape

A customizadora suíça Beutler fez na década de 50 algumas variações do Fusca, incluindo uma interessante versão Pick-up com direito a caçamba de madeira com aberturas laterais e uma pequena janela traseira, feita especialmente para o modelo.

3 - Fusca cupê

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O três-volumes Stoll Coupé, era diferenciado pela traseira alongada com gosto duvidoso entre os clássicos

Outra configuração interessante foi da alemã Stoll , em 1952 com o três-volumes Stoll Coupé , com a traseira alongada, pestanas nos faróis, cobertura das rodas traseiras e teto solar. Um dos remanescentes está no museu de Wolfsburg, na Alemanha.

4 - Fusca Porsche

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Este Fusca Porsche tem motor de seis cilindros, com 2.2 litros de cilindrada, que rende 255 cv que atinge 210 km/h

A tradicional preparadora alemã Okrasa (Öettinger) desde 1950 faz transformações nos Fusca. Em 1973, fez um com a bitola alargada em 2,2 m, pneus largos e para-choques inspirados nos Porsche 935 de competição. O motor era um Porsche seis cilindros de 2,2 litros de 255 cv que atingia 210 km/h de máxima.

5 - Fusca de quatro portas

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A Karosserie Friedrich Rometsch fez o Fusca com quatro portas pensando em facilitar a vida dos taxistas

Pensando nos taxistas alemães durante a década de 50, a Karosserie Friedrich Rometsch desenvolveu a versão com quatro portas do Fusca. Para isso, alongou o chassi em 22 centímetros. A qualidade da construção impressionou até a U niversidade Técnica de Berlin através de seu Instituto de Veículos rodou durante 18 meses num total de 52.000 km.