Conheça cinco carros fora-de-série que foram fabricados com motor GM

Valia tudo para as pequenas fábricas se destacaram em meios aos carros fabricados em série


Puma GTB S2 também está entre os modelos fora de série que são equipados com motor na GM, no caso o 250S
Foto: Divulgação
Puma GTB S2 também está entre os modelos fora de série que são equipados com motor na GM, no caso o 250S

Os que têm mais de 40 anos devem lembrar da época de proibição de veículos importados no Brasil. Bastante exclusivos e só para quem tinha uma conta mais poupuda, os carros fora-de-série se diferenciavam da maioria dos veículos fabricados no país. Geralmente, a receita básica era um chassi e motor refrigerado a ar de origem Volkswagen.

Apesar disso, houve também os mais exclusivos ainda que usavam a mecânica Chevrolet , mas sempre mantendo a carroceria em composto de plástico e fibra de vidro.

Conheça a seguir cinco desses modelos que seguiram a cartilha GM .

1 - LHM PHOENIX

Foto: Divulgação
O Phoenix foi fabricado pela carioca LHM e utilizava a mecânica do Opala, com quatro ou seis cilindros


O Phoenix foi uma réplica dos Mercedes SL 280 "Pagoda" de 1963 produzida em 1984 pela carioca LHM com mecânica Opala (4 ou 6 cilindros, gasolina ou álcool, mecânico ou hidramático, 4 ou 5 marchas e direção mecânica ou hidráulica).

O emblema da Phoenix se assemelhava com a estrela de três pontas do modelo alemão, mas quem quisesse o status desta, a empresa vendia a parte um kit nas próprias concessionárias.

2 - AMERICAR XK120

Foto: Renato Bellote/iG
Americar XK120 passou a se chamar American XK120 em 2013 quando mudou de dono

O XK120 Classic é a réplica do Jaguar XK 120 fabricada pela Americar, de Santo André (SP); surgiu em 2003 e utilizava o mesmo molde do extinto Fera dos anos 80.

Usou mecânica Opala 4.1 de 6 cilindros e 165 cv , trocou de motor em 2010 pelo 2.0 flex de 148 cv, o mesmo do Vectra, Astra e Zafira , mudou de mãos em 2013 passando a se chamar American XK120. 

3 - AVALLONE TF

Foto: Divulgação
O Chevette cedia o motor 1.6 de 86 cv ao Avallone TF, uma réplica do clássico da inglesa MG

O roadster britânico TD da MG serviu de inspiração para as brasileiras MP Lafer e Avallone criarem suas réplicas, mas ao contrário da primeira que usava a mecânica VW , a outra optou por usar da GM , em especial do Chevette que cedia o motor 1.6 de 86 cv , câmbio de 4 marchas , eixo dianteiro, diferencial, freios e diversos componentes menores com um chassi próprio em longarinas de aço e carroceria em fibra de vidro.

4 - FARUS BETA

Foto: Reprodução
O Beta surgiu em 1984, equipado com motores GM 1.8 (86 cv) e 2.0 (110 cv) do Monza.

A Farus (junção de "Família Russo") e pertencente a Giuseppe Russo, tinha desenho inspirado nos Lotus e Ferrari . Fez alguns esportivos, mas o mais emblemático foi o Beta de 1984, equipado com motores GM 1.8 (86 cv) e 2.0 (110 cv) do Monza.

O modelo tinha chassi próprio e motor montado na parte central, favorecendo na estabilidade. A empresa durou só até 1990, devido à abertura das importações, pelo governo Collor .

5 - ENGESA 4

Foto: Reprodução
Para aguentar o serviço pesado, sem um custo alto para o projeto do Engesa E4, os engenheiros escolheram o motor GM 151

Fabricado pela Engesa (Engenheiros Especializados S/A) de Barueri em 1985, o jipe E4 nasceu da experiência da empresa na fabricação de equipamento para as Forças Armadas.

Para aguentar o serviço pesado sem um custo alto para o projeto, os engenheiros optaram em equipá-lo com motor 151 do Opala com quatro cilindros, a álcool (88 cv) ou gasolina (85 cv). Com o slogan " Engesa 4, tecnologia brasileira 100% internacional" , o modelo foi exportado para mais de 30 países.