VW Tarok e, pelo menos, mais dois modelos serão rivais da Toro até 2025

Até 2025, o mercado de picapes compactas promete ser bem acirrado com a chegada de novos modelos ao mercado brasileiro


VW Tarok só deve chegar em 2025, importada da Argentina, segundo relatório da consultoria internacional IHS Markit
Foto: Divulgação
VW Tarok só deve chegar em 2025, importada da Argentina, segundo relatório da consultoria internacional IHS Markit

A consultoria internacional IHS Markit, especializada na indústria automotiva global, publicou um relatório sobre os projetos de novos modelos em estudo para diversos países, incluindo a Argentina.

Segundo o jornal argentino Ámbito Financiero serão três veículos novos que a IHS Markit já presume que serão fabricados na Argentina, sob as marcas Fiat e Volkswagen , esta última, inclusive, que terá maior impacto para o mercado brasileiro.

Da Volkswagen, por exemplo, a produção da picape compacta Tarok na fábrica da General Pacheco (Argentina) já está listada como um projeto específico. A data de início é 2025. Este modelo compartilha uma plataforma com o SUV Taos , que já é importado ao Brasil.

Agora só resta saber o que a Volkswagen vai fazer com o Amarok , considerando o cancelamento do Projeto Cyclone que visava produzir em conjunto as novas Ford Ranger e VW Amarok. A crise no mercado local agravada pela Covid-19 e a decisão unilateral da Volkswagen foram os motivos do fim da parceria.

A marca alemã garante que haverá Amarok até 2025. Se a picape não for mais produzida no país, a fábrica terá muita capacidade ociosa, já que a Taos ocupará apenas metade da produção. É aí que entra a necessidade de um novo veículo e o Tarok é a possibilidade mais lógica.

Após o adiamento anunciado pelo CEO da VW Latin America, Pablo Di Si, em meados de 2020 por conta do agravamento da Covid-19, a picape VW Tarok terá produção iniciada a partir de 2025.

Foto: Divulgação
VW Tarok é feita com a mesma base do SUV Taos e se baseia no protótipo mostrado no Salão do Automóvel, em 2018

Se tudo ocorrer conforme o planejamento, a importação da Tarok para o Brasil promete sacudir o mercado aquecido das picapes e incomodar o reinado da Fiat Toro que nada de braçada na liderança e que ganhou uma atualização visual, além de motor 1.3 turboflex, de 185 cv, internet a bordo, entre outras novidades.

Até 2025, serão pelo menos três os rivais da Fiat Toro . A GM já confirmou que vai lançar a nova geração da Montana (até o final de 2023); a Ford também deu sinal verde para chegada da Maverick do México (em 2022) e a Renault faz os últimos ajustes na versão renovada da Oroch.

E ainda existe a possibiliade da Hyundai trazer a Santa Cruz , ainda mais agora que o Grupo CAOA acaba de ganhar o direito de continuar trazendo modelos importados da marca coreana para o Brasil.