Veja 5 dicas para abastecer com GNV em segurança

Com gasolina e etanol em alta, gás natural se torna alternativa para economizar

Verifique a documentação

As leis para a instalação do kit GNV podem mudar entre os Estados. Documentos como o Certificado de Registro de Veículo (CRV), notas de serviço e inspeção podem ser obtidos no site do Detran. Vale a pena checar os detalhes no Detran do seu Estado para verificar quais são os documentos necessários

Divulgação

Faça a vistoria anual

A lei diz que todos os veículos com kit gás instalado devem passar por uma vistoria anual, ainda que muitos proprietários não dêem a atenção necessária para a segurança. Novamente, é necessário procurar uma oficina que seja tanto aprovada no Inmetro quanto registrada pelo Denatran

Divulgação

Atenção aos vazamentos

Se você fez a instalação do kit gás no seu automóvel em uma oficina homologada tanto pelo Inmetro quanto o Denatran, ele contará com duas válvulas de segurança. Uma delas fica no cilindro de GNV, e a outra fica no compartimento do motor. Em caso de vazamento de GNV, o proprietário deve acionar ambas as válvulas para interromper o fluxo.

Divulgação

Segurança ao abastecer

Existem algumas regras especiais para abastecer um carro equipado com GNV. De acordo com o site Brasil Postos, que comercializa equipamentos e serviços para postos de gasolina, o motor do veículo deverá estar sempre desligado durante o abastecimento. Todos os ocupantes também devem deixar o habitáculo.

Divulgação

Instale em oficinas regularizadas

De acordo com a corretora SeguroAuto, 96% dos acidentes envolvendo o kit GNV acontecem pela utilização indevida de componentes. Podemos exemplificar como furações e soldas nos cilindros, furações irregulares e até mesmo o uso de botijões de gás de cozinha e cilindros de compressores de ar. Incêndios também podem acontecer por falhas no sistema elétrico, decorrente da falta de conhecimento de quem fez a instalação.

Divulgação