Peugeot vai produzir novo SUV compacto inédito no Brasil

Peugeot 1008 será o utilitário mais barato da marca na América Latina

Projeção antecipa visual do Peugeot 1008, que será lançado no Brasil em 2025
Foto: Kleber Silva
Projeção antecipa visual do Peugeot 1008, que será lançado no Brasil em 2025

De acordo com a revista francesa L’Argus, a Peugeot pretende lançar um novo SUV compacto focado em mercados emergentes. Trata-se do Peugeot 1008 , modelo posicionado abaixo do 2008 que será produzido no Brasil, Índia e China. A Europa também terá uma versão, porém mais sofisticada e equipada apenas com motores elétricos.

Segundo a mídia francesa, o Peugeot 1008 será montado sob a mesma base da próxima geração do Citroën C3 Sporty , marcado para começar a ser produzido em Porto Real (RJ) a partir do fim do ano. Os modelos vão compartilhar muitos componentes – como motores e transmissão – fator que facilita sua produção nacional. Como mostram as projeções do designer Kleber Silva , o novo  1008 terá linha arrojadas.

Foto: Kleber Silva
Com a chegada do 1008, a Peugeot deve interromper a produção do 2008 em Porto Real (RJ)

A expectativa, de acordo com a L’Argus, é que o Peugeot 1008 chegue ao mercado brasileiro apenas em 2025. O início de sua produção deve marcar o fim do 2008 , que passará a ser produzido em El Palomar (Argentina) em sua nova geração. Assim como o hatch 208 , será importado para o Brasil.

Novos modelos da Stellantis

Foto: Divulgação
Consultoria sugere que a nova geração do Fiat Doblò será produzido na fábrica da Peugeot na Argentina

Formado pelas marcas Fiat , Jeep , Peugeot e Citroën , o Grupo Stellantis tem o maior complexo de fábricas da América Latina. Apenas no Brasil, a joint-venture conta com fábricas em Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE). Na Argentina, as fábricas estão localizadas em Córdoba e El Palomar.

Segundo a consultoria IHS Market, que tem boa reputação global em apurações da indústria, a Fiat pretende produzir a nova geração do Doblò na fábrica da Peugeot em El Palomar. A Stellantis não está satisfeita com o desempenho de mercado da geração atual, feita em Betim (MG) desde 2001, e pretende renovar o modelo para manter o share do segmento.

Além disso, uma nova família de produtos da Citroën também está prevista para ser produzida em Porto Real (RJ), incluindo um hatch e um crossover .

Fonte:  L'Argus