Recém-chegada ao Brasil, Great Wall mostra novos carros elétricos

Marca chinesa participa do Motor Show de Munique (Alemanha)

Veja detalhes dos modelos elétricos mostrados no Motor Show de Munique (Alemanha)
Foto: Divulgação
Veja detalhes dos modelos elétricos mostrados no Motor Show de Munique (Alemanha)

A Great Wall está apresentando veículos elétricos inéditos no Motor Show de Munique (Alemanha). Recém-chegada ao mercado brasileiro, a fabricante chinesa também tem planos de vender modelos eletrificados por aqui nos próximos anos.

Os modelos apresentados em Munique são conhecidos como 01 Cat, 02 Cat e 03 Cat. Os dois primeiros já foram apresentados durante o Salão de Xangai (China).

Os modelos 01 e 02 contam com um motor elétrico dianteiro de 171 cv de potência e 18,4 kgfm de torque. Segundo a Great Wall, o conjunto de baterias de 48 kWh pode proporcionar 300 km de autonomia no 01 e 400 km de autonomia no 02. A fabricante também divulga que ambos podem atingir 100 km/h em 8 segundos.

O Ora 03 Cat, por sua vez, é mais largo e tem dois motores elétricos que geram a potência combinada de 408 cv e torque máximo de 68 kgfm. A fabricante divulga que o modelo pode atingir 100 km/h em apenas 3 segundos e percorrer 450 km com apenas uma carga. A velocidade máxima é limitada a 160 km/h. 

A Great Wall pretende iniciar as vendas dos modelos Ora Cat na Alemanha no começo de 2022. Em seguida, os modelos serão distribuídos em outros países da Europa. O preço ainda não foi anunciado.

Great Wall no Brasil

Foto: Divulgação
Great Wall Motors Poer está confirmada no Brasil; deve chegar em 2022

Após alguns anos flertando com a ideia de se instalar no Brasil, a Great Wall Motors confirmou sua entrada no mercado nacional em 2021. A marca chinesa comprou a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) – desocupada desde dezembro de 2020 – para produzir SUVs e picapes.

Essa é a primeira vez em cinco anos que uma marca de automóveis inicia produção inédita no Brasil. A última aconteceu em junho de 2016, com a inauguração da primeira fábrica da Land Rover em Itatiaia (RJ). Vale lembrar que a Honda já contava com uma planta em Sumaré (SP) quando inaugurou seu novo complexo em Itirapina (SP) em março de 2019.

A produção local em Iracemápolis deve ficar para os próximos anos, pois a Great Wall pretende iniciar sua operação nacional como importadora, assim como Lifan e JAC Motors. Apenas um modelo está confirmado, a picape média Poer, futura rival de Toyota Hilux e Chevrolet S10.