CNH Digital: veja como cadastrar de forma descomplicada

Carteira Nacional de Habilitação no celular pode evitar transtornos

Evite multas

Ser flagrado dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode render multa de R$ 88,38 e três pontos ao motorista. O medo de sair de casa às pressas e esquecer a carteira – ou até perder o documento de papel – sempre esteve presente em nosso cotidiano, mas isso mudou com a chegada da CNH Digital.

Detran.SP

Baixe o app

Acesse a loja de aplicativos (App Store em dispositivos iOS; Play Store em dispositivos Android) e procure pela ‘Carteira Digital de Trânsito’. Faça o download selecionando o botão “baixar”. Na mesma tela, aparecerá uma opção para abrir o aplicativo.

Redação Olhar Digital

Faça o cadastro

A página inicial do aplicativo trará o botão ‘Entrar com gov.br’. Se o usuário não tiver uma conta criada no site do governo, terá que efetuar o cadastro. Para isso, basta preencher um rápido formulário com nome completo, número do celular, CPF e endereço de e-mail. Ao final do preenchimento, marque o box ‘Eu aceito os Termos de Uso’ e clique em ‘continuar’.

Reprodução%3A ACidade ON

Valide o código via SMS ou e-mail

Com a conta criada, você será redirecionado mais uma vez à página inicial do app. Digite o CPF e pressione ‘próxima’. Insira a senha que você escolheu no passo anterior. Com isso feito, o aplicativo deverá pedir a validação do cadastro usando e-mail ou telefone via SMS. Basta escolher um dos dois para continuar.

shutterstock

Baixar a CNH

No painel principal do aplicativo, selecione a opção ‘habilitação’, e em seguida ‘toque para baixar sua CNH’. Para utilizar a CNH Digital, é necessário completar o cadastro realizando os seguintes procedimentos:

Divulgação

Procedimentos

Permitia que o app ‘Carteira Digital de Trânsito’ tire fotos e grave vídeos. Tenha a CNH de papel em mãos, fora da proteção plástica e aberta para visualização da parte interna. Aponte a câmera para o QR Code na parte interna

José Cruz/Agência Brasil

Procedimentos

Tire uma 'selfie', seguindo as orientações exibidas na tela; insira o seu CEP para conferência cadastral. coloque o telefone com DDD e cadastre uma chave de acesso de 4 dígitos

AP Photo/Emilio Morenatti

Biometria pode facilitar acesso

Se o seu celular tiver leitor biométrico para cadastro de digital, o aplicativo irá exibir uma solicitação de autorização para facilitar futuros acessos

Leandro Kovacs

Pronto!

Ao fim de todos os passos listados, sua CNH estará disponível no celular. É importante anotar a senha de acesso de 4 dígitos para evitar transtornos futuros. Vale lembrar que o motorista ainda precisará de conexão à internet para acessar a Carteira Digital, portanto, é bom se atentar aos dados móveis para evitar complicações.

Thiago Ventura