Ford fecha duas fábricas na Índia após registrar prejuízo por 10 anos

Fabricante continua seu plano de reestruturação após encerrar produção no Brasil em janeiro

Após encerrar produção em Camaçari (BA), Ford fecha duas fábricas na Índia
Foto: Divulgação
Após encerrar produção em Camaçari (BA), Ford fecha duas fábricas na Índia

Após  encerrar a produção nacional em Camaçari (BA), a  Ford continua seu plano de reestruturação global com o fechamento das fábricas de Sanand e Chennai, na Índia, até o primeiro semestre de 2022. Os complexos abasteciam todos os países vizinhos, além de nações no sudeste asiático e alguns mercados mais distantes.

Em Sanand, a Ford produz os modelos Ka , Ka Sedan e Ka Freestyle , que no mercado indiano atendem pelos nomes Figo, Aspire e Freestyle. Já a fábrica de Chennai é responsável pela produção dos modelos EcoSport e Endeavour , que é uma versão SUV da Ranger.

O fechamento das fábricas da Ford na Índia afeta diretamente o mercado argentino. Quando o EcoSport deixou de ser produzido em Camaçari (BA) no início de 2021, a Ford Argentina optou por continuar importando o SUV compacto da Índia. Agora que ele deixará de ser feito, este pode ser o fim definitivo do EcoSport na América Latina.

A Ford Argentina antecipa que continuará vendendo o EcoSport enquanto os estoques durarem. Logo, o SUV compacto deve ter seu fim em meados de 2023, dependendo do desempenho nas vendas. 

Cerca de 4 mil trabalhadores serão dispensados no processo de fechamento das fábricas até 2022. Segundo a fabricante, os complexos estavam gerando perdas operacionais que superam R$ 10,5 bilhões nos últimos 10 anos. 

Reestruturação global

A Ford pretende continuar na Índia vendendo modelos importados, assim como no Brasil. Uma alternativa seria trazer veículos da China, como o SUV Territory e o sedã compacto Escort

Desde o início de sua reestruturação global em 2016, a Ford já fechou fábricas em Broadmeadows e Geelong (Austrália); Colônia e Saarlouis (Alemanha); Craiova (Romênia); Valência (Espanha); Blanquefort (França); São Bernardo do Campo, Camaçari e Horizonte (Brasil). 

Há planos de encerrar as operações em Bridgend (País de Gales), Aquitaine (França), São Petersburgo (Rússia) e Kechnec (Eslováquia) nos próximos meses. Nem todos estes complexos produzem veículos. Alguns são designados para a fabricação de motores, transmissões e outros componentes.