Conheça cinco carros que saíram na frente com novas ideias antes dos rivais

Alguns dos itens inovadores oferecidos deram certo no mercado, mas outros foram um fracasso

Volkswagen Gol GTI
Foto: Divulgação
Volkswagen Gol GTI

Para superar a concorrência, um carro precisa ter muito mais do que um “rostinho bonito”. Até aí não é nenhuma novidade, mas há montadoras que saem na frente e lançam algo totalmente inédito, algo que ditou regra para a concorrência seguir e que deu certo no mercado e outras, todavia, que foi um verdadeiro fracasso.

Relembre algumas dessas ideias que saíram na frente dos concorrentes.

1 - Uno Turbo

Foto: Divulgação
Versão esportiva tinha Rubens Barrichello, que começava a fazer sucesso na Fórmula 1, como garoto-propaganda

O Fiat Uno Turbo saiu na frente, literalmente, com o motor (1.4) sobrealimentado. Dotado de turbina Garret T2 com 0,8 bar, rendia 118 cv e 17,5 mkgf, suficiente para levá-lo de 0 a 100 Km/h em 9,2 segundos, deixando VW Gol GTi , Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSi comendo poeira.

2 - Chevrolet Chevette

Foto: Renato Bellote/iG
O Chevette foi o primeiro compacto nacional a poder vir equipado com câmbio automático de fábrica

O que hoje é uma necessidade, nos anos 80, ter um carro automático era coisa só de americano. Foi assim em 1985, quando a Chevrolet ofertou o opcional para o Chevette (Hatch, Marajó e Chevy 500). Muito lento, com seus altos e baixos, além de apenas três marchas, acabou não engatando na preferência dos consumidores.

3 - VW Gol GTi

Foto: Renato Bellote/iG
VW Gol GTI, esportivo inaugurou a leva de carros feitos no Brasil equipados com injeção eletrônica de combustível

Quando a esportividade era levada a sério nos nacionais, em fins de 1988, a VW saiu à frente com a injeção eletrônica no Gol (empregada só após três anos no Kadett). O GTi com um 2.0 de 120 e 18,4 kgfm fazia bonito e até hoje é muito desejado, sobretudo por colecionadores.

4 - Chevrolet Zafira

Foto: Divulgação
Chevrolet Zafira: minivan de 7 lugares tinha sistema prático de bancos que contribui com a versatilidade do modelo

A Chevrolet Zafira , em 2001, foi fiel ao termo minivan, pois era a única no mercado brasileiro a oferecer capacidade para sete pessoas. Baseado na família Astra, o projeto assinado pela Porsche fez tanto sucesso no Brasil que nem mesmo a substituta Spin conseguiu superar.

5 - Miura Saga

Foto: Reprodução
Miura Saga foi um dos poucos modelos que 'falava' com seu dono já entre o fim dos anos 80 e início dos 90

Quem quisesse exclusividade nos anos 80 e 90, os fora-de-série como o Miura Saga iam além: portas com controle remoto, coluna de direção e bancos elétricos, freios ABS... A expressão “só faltava falar” nem caberia, pois até isso tinha; um sintetizador de voz com um total de sete alertas falados.