Veja 5 dicas para acertar na hora de comprar um seminovo

Saiba como evitar problemas ao trocar de carro no mercado de usados

1 - Confira o estado do veículo

Vendedores de má fé voltam a quilometragem no painel, limpam o motor para esconder vazamentos e fazem consertos provisórios que sempre deixam rastros sutis. Veja se o estado do veículo faz sentido e utilize ajuda profissional para um laudo cautelar se estiver com dúvidas.

Reprodução

2- Peça comprovações

Sempre solicite comprovações do histórico do veículo ao vendedor. As manutenções foram feitas corretamente? O carro apresenta sinais de corrosão causados pela maresia? Está com desgastes nos batentes de suspensão, buchas e caixa de direção? Todos esses tópicos são válidos na hora de comprar um seminovo.

Divulgação

3 - Fuja do 'mico'

O 'mico' é um automóvel que ninguém quer, seja por dificuldade de achar peças, alto custo de manutenção e preços altos do seguro. Assista conteúdos na internet, converse com outros donos e entre em fóruns nas redes sociais para entender mais sobre como é possuir tal veículo.

Thiago Ventura

4 - Fuja de enrascadas

Os golpes do “sinal”, do "familiar facilitador” e da invasão de aplicativos de mensagens se tornaram mais comuns com o aumento das vendas particulares. Procure profissionais com longa trajetória no setor para evitar enrascadas.

Thiago Ventura

5 - Verifique pendências

Mesmo que o vendedor não fale nada sobre dívidas pendentes, vale realizar o laudo cautelar, que realiza uma varredura em diversos órgãos e instituições. Vai saber se o carro usado que você está interessado é de leilão, parte de uma quitação, penhora judicial ou até se está com venda impedida por ser de inventário.

Reprodução