Volkswagen confirma fim da produção do Fox no Brasil

Hatchback se despede de São José dos Pinhais (PR) após 18 anos em produção no país

Funcionários da Volkswagen posam ao lado de Fox e T-Cross; produção será totalmente incorporada pelo SUV
Foto: Divulgação
Funcionários da Volkswagen posam ao lado de Fox e T-Cross; produção será totalmente incorporada pelo SUV

Após o vazamento da informação, a Volkswagen confirma que o Fox sairá de linha no Brasil. Produzido em São José dos Pinhais (PR) desde 2003, o hatchback compacto deixa de ser produzido após 18 anos de sucesso no mercado brasileiro. Sua linha de montagem será totalmente incorporada pelo T-Cross, que atingiu a marca de 200 mil unidades produzidas nesta semana.

A última unidade do Fox saiu da linha de montagem na versão aventureira Xtreme, na cor Vermelho Tornado. Ele será levado para o acervo da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), onde será exposto ao lado de outros modelos emblemáticos do nosso mercado .

Conforme apurado pela reportagem do iG Carros , concessionárias da Volkswagen não receberão novos lotes do Fox. Restam poucas unidades nos estoques de alguns lojistas – e a partir do momento em que forem vendidas, o hatchback estará totalmente esgotado.

As concessionárias que ainda têm o VW Fox disponível estão praticando preço cheio. A versão Connect tem preço sugerido de R$ 61.690, ante R$ 65.590 do  Gol 1.0 , que passa a ser o carro mais em conta da marca à venda no Brasil hoje em dia.

Para fazer parte da linha de compactos da VW vai chegar em 2022 o  VW Polo Track , que será fabricado em Taubaté (SP), que será um veículo de entrada da linha para a região do Mercosul que poderá ser exportado para outros mercados fora da América do Sul.

O desempenho do Fox continua chamando atenção nas concessionárias. Em setembro, a Volkswagen emplacou 2.341 unidades da ‘raposa’, contra apenas 759 unidades do Polo. 

A saída do VW Fox de linha é forçada pelas novas regras de ruídos e emissões estabelecidas pelo Proncove L7, que começam a valer a partir de 1º de janeiro de 2022. Trata-se de caso parecido com o da saudosa  VW Kombi , cuja produção foi encerrada no final de 2013 por causa da nova lei que exigia airbag e ABS em todos os carros fabricados no Brasil a partir de 2014.