Relembre 5 carros que fracassaram em vendas no Brasil

Baixa aceitação dos consumidores e estratégias equivocadas das marcas derrubaram as vendas

VW Logus

O Logus foi um dos carros nacionais que não deixaram saudade. Trata-se de um projeto que acabou não sendo tão bem aceito no mercado entre 1993 e 1997, período em que foi fabricado. O carro nasceu dos rascunhos do designer Luiz Alberto Veiga, que anos depois viria a ser o pai do Fox, um grande sucesso da marca no Brasil. Sua base era a quinta geração do Ford Escort. Mas infelizmente, não deu certo.

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Chevrolet Agile

Ficamos na dúvida sobre qual teria sido o maior fracasso da Chevrolet no Brasil. Dois carros que chegaram a ser vendidos juntos por aqui disputaram a entrada não tão célebre em nossa lista: Agile e Sonic. O primeiro vinha da Argentina, e o outro era importado da Coreia do Sul. Além da plataforma antiquada, o Agile também não tinha o melhor entre os conjuntos mecânicos de seu segmento, devendo muito para o moderno Ford New Fiesta.

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Fiat Brava

Vendido no Brasil entre 2000 e 2003, o modelo nunca viu suas vendas realmente decolarem por aqui. Naquela época, os grandes destaques eram os modernos Golf e Focus. O conjunto mecânico não era ruim, mas talvez tenha herdado a má fama da dupla Tipo e Marea. Durante o fim dos anos 90, muitos proprietários de Marea tiveram problemas com a manutenção do carro. Até hoje, o modelo é vítima de diversas piadas na internet.

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Ford Belina

A Ford apresentou a Pampa 4x4 na metade de 1984, e não demorou muito até que a Belina também aparecesse com tração integral ao final do mesmo ano. A perua aventureira, diferentemente da picape, não durou muito na linha da Ford, sendo descontinuada logo em 1987. Seu sistema de tração integral era bem simples e gerou polêmica por causa da alta incidência de avarias mecânicas.

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Renault Symbol

O Clio Sedan foi vendido no Brasil entre 2005 e 2009. Com a chegada do Logan, ele acabou sendo passado para escanteio, obrigando a Renault a fazer um reposicionamento de sua linha. Foi aí que nasceu o Symbol, que veio ao Brasil importado da Argentina para ocupar a lacuna entre o Logan e o saudoso Mégane. Mas o Symbol não durou muito no mercado brasileiro. Ele deixou de ser produzido em 2014, bem na época que o irmão Logan estava para ser reestilizado e ganhar a cara mais moderna que conhecemos hoje. O Symbol sofreu na mão de carros mais interessantes, como Voyage e Siena.

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