Chevrolet Montana: como será a futura rival da Fiat Toro?

Segmento das picapes intermediárias terá uma nova integrante nos próximos anos

História de sucesso

A Montana foi lançada no Brasil em 2003, com design baseado no Corsa. A reestilização veio em 2010, quando ganhou a mesma dianteira do Agile. Suas principais rivais eram VW Saveiro, Peugeot Hoggar e Fiat Strada

Divulgação

Mudando de segmento

Com a queda nas vendas das picapes compactas, modelos intermediários se tornaram mais atrativos para as montadoras. Por isso, a Chevrolet optou por interromper sua produção em São Caetano do Sul (SP) para focar no desenvolvimento de um modelo maior e mais moderno.

Divulgação

A nova Montana

Sendo assim, a nova Chevrolet Montana será lançada no Brasil para acabar com a vida fácil da Fiat Toro. O segmento se tornou ainda mais atrativo pelo grande volume de vendas e o valor do produto, gerando grande retorno para a fabricante e concessionários.

Projeção /Kleber Silva

Investimento de R$ 10 bilhões

A Chevrolet 'tirou o escorpião do bolso' para modernizar sua linha de montagem em São Caetano do Sul (SP), onde são feitos os modelos Onix Joy, Onix Joy Plus, Spin e Tracker. A Montana voltará a ser produzida no complexo do ABC Paulista a partir do ano que vem.

Divulgação

Nova plataforma

A Montana será feita sob a plataforma GEM (Global Emerging Markets) para mercados emergentes. Trata-se da mesma base modular de Onix, Onix Plus e Tracker. Isso indica que a Nova Montana terá muitos componentes destes três modelos.

Divulgação

Motor turbo

Sendo assim, a picape intermediária da Chevrolet terá o mesmo motor 1.2 turbo do Tracker, desenvolvendo até 133 cv e 21,4 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. Considerando o peso da picape e a capacidade da caçamba, é improvável que a Montana tenha uma versão com motor 1.0 turbo.

Divulgação

Visual arrojado

A Montana promete ter características mais urbanas, deixando o aspecto mais aventureiro de lado. Este será o caminho da Chevrolet para conquistar um 'sub-nicho' no segmento das picapes intermediárias, diferenciando seu produto da Fiat Toro.

Projeção/Kleber Silva

Influências de S10 e Tracker

Dessa forma, a Montana é aguardada com elementos visuais inspirados tanto no SUV Tracker quanto na picape média S10. Algumas versões da picape média podem aparecer no modelo intermediário, como a Z71, que será lançada no Brasil até o fim do ano.

Projeção/Kleber Silva

Momento delicado

A Montana será lançada em 2022, após um período pandêmico complicado para a Chevrolet. A marca perdeu a liderança das vendas no Brasil após sofrer com a falta de microchips semicondutores na indústria. O novo produto pode ser uma oportunidade para a GM dar a volta por cima no Brasil.

Divulgação