Volkswagen Tarok: veja o que já sabemos sobre a nova picape

Futura rival da Fiat Toro quase foi cancelada, mas vai sair do papel em 2025

1 - Segmento em alta

O sucesso da Fiat Toro atraiu a atenção de todas as montadoras, que perceberam que transformar SUVs em picapes pode ser um negócio lucrativo. A Chevrolet já anunciou que a próxima geração da Montana será rival direta de Toro e Oroch, enquanto a Caoa Chery também confirmou à nossa reportagem que considera lançar um modelo inédito no segmento, com base no Tiggo 7.

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2 - Atração no Salão do Automóvel

Em 2018, o conceito Tarok foi atração no estande da Volkswagen no Salão do Automóvel. O modelo foi exibido pela primeira vez ao lado do SUV T-Cross, que chegaria ao mercado brasileiro no ano seguinte. Naquela época, a picape intermediária era aguardada até meados de 2022.

Caue Lira/iG

3 - Ano de pandemia

A Volkswagen, assim como todas as outras fabricantes, não contava com o início da pandemia do novo coronavírus. Em julho de 2020, o presidente da Volkswagen, Pablo Di Si, chegou a afirmar que a paralisação das fábricas consumiria todo o dinheiro guardado para projetos futuros.

Tamires Ferreira

4 -Vai ou racha?

A rápida recuperação nas vendas da Fiat Toro no final de 2020 fez a Volkswagen reconsiderar o lançamento da Tarok. A expectativa pelo início da vacinação e a previsibilidade de um período mais tranquilo reacenderam o interesse em ter a picape intermediária no catálogo.

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5 - Made in Argentina

A Tarok será produzida ao lado do Taos na fábrica de General Pacheco, localizada na região metropolitana de Buenos Aires (Argentina). Rumores fortes sugerem que sua chegada ao mercado pode marcar o fim da picape média Amarok – uma vez que o acordo da Volkswagen com a Ford para a produção do modelo não avançou no país vizinho.

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6 - Uma picape diferente

Não fica claro que a picape de produção vai adotar o recurso de rebatimento dos bancos traseiros com uma abertura para a caçamba, a fim de ampliar sua capacidade de carga. A Volkswagen diz que novos detalhes serão revelados em tempo, mas adianta que o projeto nacional chamou bastante atenção da matriz europeia; tanto que o conceito foi exibido no Salão de Frankfurt (Alemanha) em 2019.

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7 -Foco na conectividade

A Tarok deve chegar ao Brasil com a nova central multimídia VW Play e cluster totalmente digital nas versões mais caras. O desenho do painel deve ser bem semelhante ao do Taos – isso se não reproduzir o desenho do SUV em sua integralidade.

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8 -Motor turbo

O conceito Tarok foi mostrado em São Paulo com motor 1.4 TSI de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.Tudo indica que este conjunto será mantido no modelo de produção.

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9 -Plataforma MQB

Estrela de todos os modelos Volkswagen lançados no Brasil nos últimos dez anos, a plataforma MQB também estará na Tarok. A base já é utilizada no Jetta, Polo, Tiguan, Virtus e Taos, mas essa será a primeira vez que equipará uma picape.

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10- Estreia em 2025

A Tarok teve um atraso considerável por causa da pandemia. Sua estreia deverá acontecer apenas em 2025, segundo a consultoria global IIHS Markit e o jornal argentino Ámbito Financiero. Quando chegar ao mercado, pode declarar o fim da Amarok.

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