Cresce 98% a renovação de CNHs em São Paulo

Levantamento do Detran.SP revela ainda que hoje 60% das solicitações são feitas por meio digital


Ao todo, foram 2.501.008 milhões de habilitações renovadas nos nove primeiros meses de 2021
Foto: Divulgação
Ao todo, foram 2.501.008 milhões de habilitações renovadas nos nove primeiros meses de 2021

Um levantamento realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP) mostra que entre janeiro e setembro deste ano houve um crescimento de 98% na quantidade de renovações de CNHs no Estado de São Paulo, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Ao todo, foram 2.501.008 milhões de habilitações renovadas nos nove primeiros meses de 2021, contra 1.263.048 milhão no mesmo período de 2020. Com a ampliação dos serviços digitais, hoje já são 60% das renovações , lembrando que no ano passado só 27,4% deles eram efetuados por esse meio.

O Detran.SP alerta que, devido à pandemia do coronavírus, os prazos para renovar a habilitação foram prorrogados e, com isso, a validade do documento, a partir de março de 2020, segue suspensa por tempo indeterminado.

Após a solicitação e a realização do exame médico e/ou psicológico, é possível obter a nova CNH digitalmente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e através dos Correios , onde o cidadão recebe o documento físico no endereço cadastrado no Detran.SP.

 Os motoristas que estão com a habilitação vencida ou a vencer em 30 dias podem fazer o pedido de renovação da CNH , de forma online, pelo portal ( www.poupatempo.sp.gov.br ) ou aplicativo Poupatempo Digital. O condutor, no entanto, não deve ter qualquer tipo bloqueio no prontuário, como suspensão, por exemplo.