Toyota Yaris tem nota rebaixada nos testes de colisão do Latin NCAP

Versão feita na Tailândia caiu de quatro estrelas para apenas uma. E o modelo brasileiro usa a mesma base e equipamentos do tailandês


Toyota Yaris recebe nota mínima nos novos e mais rigorosos teste de segurança no Latin NCAP
Foto: Divulgação
Toyota Yaris recebe nota mínima nos novos e mais rigorosos teste de segurança no Latin NCAP

O Toyota Yaris, nas configurações hatch e sedã, acaba tendo sua nota rebaixada no Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) de quatro estrelas para uma.

Os modelos avaliados foram os tailandeses que são os mesmos importados para vários países da América Latina. Apesar disso, o Toyota Yaris produzido no Brasil, por exemplo, utiliza a mesma base e equipamentos do modelo fabricado na Tailândia.

O Toyota Yaris avaliado contava com apenas dois airbags e controle de estabilidade,  insuficientes para os rigorosos testes submetidos de impacto frontal, lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). Veja abaixo o teste de colisão.

E o que isso quer dizer na prática? De acordo com o relatório do Latin NCAP , os compactos da Toyota oferecem pouca proteção para adultos, pois durante um dos testes de colisão, uma das portas teve abertura espontânea.

Também vale lembrar que o Toyota Yaris logo  deverá passar por uma atualização com novos detalhes no desenho e atualizações da central multimídia, já que essas mudanças chegaram a ser registradas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). 

Além disso, depois das mudanças pelas quais poderá passar, existe a possibilidade do Toyota Yaris ser substituído pela versão SUV, o Yaris Cross, já com versão híbrida , seguindo as novas tendências do mercado hoje em dia

Procurada sobre o rebaixamento da nota do Yaris , a Toyota emitiu o seguinte posicionamento para a imprensa automotiva

“A segurança é sempre uma prioridade para a Toyota. Entendemos os novos critérios de avaliação do LatinNCAP e valorizamos sua contribuição para a indústria da região, o que nos ajuda a melhorar o desempenho de segurança de nossos veículos.

O modelo Yaris comercializado na América tem um número significativo de itens de segurança, desde as versões de entrada. Não obstante, continuaremos a trabalhar com firmeza para aumentar ainda mais o nível de segurança do nosso modelo, seguindo a filosofia de melhoria contínua que norteia a nossa marca”.