Veja 5 dicas para gastar menos com os pneus do seu carro

Saiba como mitigar o desgaste dos pneus do seu carro

1- Faça alinhamento e balanceamento

Adiar alinhamento e balanceamento faz com que haja gastos com combustível, desgaste prematuro dos pneus e desconforto na direção. O ideal é realizar ambos com certa frequência, dependendo do lugar e do tipo de asfalto de sua região.

Divulgação

2 - Calibre os pneus

Especialistas apontam que a calibragem dos pneus deve ser feita a cada 15 dias, mas ainda que você siga essa regra, alguns detalhes são importantes. Para começar, a calibragem deve ser feita com os pneus frios. Portanto, o ideal é parar no primeiro posto de gasolina em seu trajeto para fazer o ajuste, evitando percorrer longas distâncias.

Divulgação

3- Troque os amortecedores quando necessário

As avarias na suspensão do carro podem comprometer a segurança e a geometria do veículo. Amortecedores deteriorados podem acarretar na falta de estabilidade e no desgaste prematuro dos pneus, reduzindo sua vida útil. O ideal é procurar um profissional confiável para fazer avaliações periódicas.

Divulgação

4- Faça rodízio

Para que os pneus tenham desgaste uniforme, a Dunlop recomenda que o rodízio seja feito entre 5 mil e 10 mil quilômetros. Além de melhorar a durabilidade, a rodagem do veículo também será mais macia e confortável com pneus uniformes.

Divulgação

5- Respeite a carga máxima

O manual do seu veículo conta com várias instruções e dados divulgados pela fabricante. Entre eles, há a carga máxima, que não deve ser excedida. Segundo a Dunlop, além de comprometer a dirigibilidade, rodar com peso acima do ideal causa o desgaste prematuro dos pneus.

Divulgação - Chevrolet

6- Dirija com suavidade

As pessoas que mais economizam nos pneus são as que não agridem o pedal do acelerador. O ideal é dirigir sempre com suavidade, sem ‘cantar’ pneus e queimar borracha no asfalto. Frenagens de forma brusca, fora de emergências, também causam desgaste prematuro.

Divulgação