Kia mostra teaser de seu conceito de SUV 100% elétrico EV9

Versão que deverá ser produzida em série pode ter três fileiras de bancos e espaço para até sete passageiros


Kia EV9 Concept: linhas bastante ousadas da versão conceitual não deverão muito na comparação com a versão de produção
Foto: Divulgação
Kia EV9 Concept: linhas bastante ousadas da versão conceitual não deverão muito na comparação com a versão de produção

A poucos dias do Salão do Automóvel de Los Angeles abrir as suas portas, a Kia apresentou um teaser de seu SUV totalmente elétrico, o EV9. Apesar do estilo quadradão, o modelo ainda na forma de conceito revelam linhas modernas, avançadas e também robustas.


O EV9 é um SUV que deve ter dimensões ligeiramente maiores ao de um modelo compacto e na parte interna é possível perceber um ambiente mais leve e clean e, obviamente, mais tecnológico. As principais características estão na imensa tela que deve concentrar todas a funcionalidades do painel de instrumentos e principais comandos.

Como sempre a Kia tem sido bem misteriosa ao revelar seus carros-conceito, mas a julgar pelo porte de SUV quadradão, rumores apontam que o EV9 não será uma versão elétrica do SUV Telluride (com motor V6 de 3.8 litros aspirado de 295 cv), uma vez que as palataformas dos modelos elétrico e a combustão são diferentes.

Assim, o Kia EV9 provavelmente rodará na mesma arquitetura E-GMP que sustentou os três crossovers elétricos Hyundai Ioniq 5, Genesis GV60 e Kia EV6. Por falar neste último que é um SUV para cinco pessoas com 4.695 milímetros de comprimento, 1.880 mm de largura e 1.550 mm de altura, o EV9 deverá ser maior e portanto, deve comportar três fileiras de banco, ou sete pessoas.

Em termos de produção, considerando a plataforma E-GMP , exclusiva para carros elétricos, o novo Kia EV9 deverá receber os mesmos motores elétricos do EV6 GT que rendem 585 cv de potência e 75,4 kgfm de torque. ​​Quanto à bateria, o maior pacote disponível para EVs rodando nesta arquitetura tem uma capacidade de 77,4 kWh, mas isso poderia ser aumentado para compensar o aumento de peso do Ioniq 7 e EV9.

São apenas suposições, mas lógicas e com a aproximação do Salão do  de Los Angeles (EUA) , que abre as portas para a imprensa no dia 17 de novembro, até lá a marca coreana deverá revelar mais novidades de seu tão aguardado SUV.

E no Brasil?
Por aqui a Kia confirmou a chegada do SUV compacto Stonic ao Brasil na primeira quinzena de novembro, já com preço definido – R$ 149.990. Feito sobre a mesma base do compacto Rio, terá entre os rivais o novo Fiat Pulse , que acaba de chegar ao mercado.

Além dele, há outro SUV prometido pela marca, o híbrido Niro que conta com 141 cv de potência e torque de até 27 kgfm combinados.