Audi A3: ouça no podcast qual será o novo posicionamento do carro no Brasil

Modelo passa a vir importado da Alemanha e com dose de sofisticação bem maior do que a geração anterior

Audi A3 ficou passa a ter estilo  mais arrojado e com apelo esportivo reforçado entre as principais novidades
Foto: Divulgação
Audi A3 ficou passa a ter estilo mais arrojado e com apelo esportivo reforçado entre as principais novidades

A nova geração do Audi A3 chega ao Brasil em duas configurações de carroceria (Sedan e Sportback), nas versões S Line Limited (R$ 229.990) e Performance Black (R$ 264.990).

Segundo o time de desenvolvimento da fabricante, cerca de 90% dos componentes metálicos do novo Audi A3 são novos em relação à geração antecessora. Ou seja, de fato, trata-se de um carro completamente renovado, e os clientes já podem adquiri-los.

Já pudemos observar,  nas impressões ao dirigir, que o novo Audi A3 , de fato, traz mudanças de qualidade, modernidade e acerto mecânico. Além do fato de ter tantos componentes novos, agora ele é importado, ao contrário do anterior, que era nacional. Outra novidade é a sua suspensão traseira, que agora é independente (ao contrário do antecessor, que vinha com eixo de torção).

Gerold Pillekamp, de Gerenciamento de Produto da Audi no Brasil, concedeu ao iG Carros uma entrevista para contar mais a fundo as mudanças da nova geração. Além disso, destaca o que os projetistas tinham em mente na hora de focar os seus esforços para deixar o carro mais competitivo ante os rivais. Ouça a seguir!


Mais equipamentos

Foto: Divulgação
Interior chega com novos comandos, cluster, central multimídia, linhas de painel, saídas de ar, entre outros itens

Além disso, o novo A3 vem com um tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, de série. O cluster digital Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas — também de série — complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo.

Opcionais da linha S-Line , como bancos esportivos, som Bang&Olufsen, capas de retrovisor e aerofólios de fibra de carbono, entre outros, podem ser equipados, a depender da versão escolhida. 

A versão de topo Performance Black chega com o motor 2.0 TFSI a gasolina, que entrega 190 cv e 32 kgfm. Por meio do câmbio S Tronic, de dupla embreagem, e sete marchas, acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e chega aos 241 km/h (Sportback) e 248 km/h (Sedan).

Já a versão 1.4 S Line Limited  vem com o motor 1.4 turbo de 150 cv e 25 kgfm. Com sua transmissão automática tiptronic de oito marchas, acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e chega aos 219 km/h ( A3 Sportback ) e 227 km/h ( A3 Sedan ).