Veja 10 itens para serem verificados em um carro usado antes da compra

A Ipsos fez uma pesquisa mostrando o que as pessoas costumam considerar antes de comprar um automóvel, e o top 3 é: preço, eficiência do combustível e itens de segurança. Veja a seguir o que verificar antes da levar o carro para casa

1 - Airbags

Os frontais são obrigatórios por lei desde 2014, e é importante averiguar se estão funcionando corretamente. Para isso, basta girar a chave ou apertar o botão de partida: se a luz do airbag acender e apagar após alguns segundos, está tudo certo.

Divulgação

2- Pneus

Confira as condições visuais do pneu e procure pelo indicador de desgaste TWI. Observe também as dimensões e as capacidades, analisando se o tipo de pneu é o modelo indicado para aquele modelo de carro – muitos donos de veículos instalam pneus que não são recomendados pela fabricante do automóvel, o que pode comprometer sua dirigibilidade.

Divulgação

3- Cintos de segurança

A legislação atual exige que todos os lançamentos de automóveis, nacionais ou importados, desde janeiro de 2018, venham de fábrica com o cinto de segurança de três pontos. Verifique se o cinto não está com cortes ou dobras que possam impedir sua elasticidade. Teste também como é o travamento do cinto, e confirme se há um equipamento para cada passageiro.

Divulgação

4 - Luzes

Ligue o carro e teste o funcionamento das luzes: acenda os faróis, pise no freio para constatar se as luzes de frenagem operam normalmente, acione as setas em ambos os lados e engate a ré para testar se a luz indicativa acende. Na parte traseira, veja se há refletores vermelhos no para-choque e iluminação da placa na cor branca.

Divulgação

5 - Cadeirinha infantil

Para quem tem filhos pequenos, uma preocupação constante é a segurança das crianças nas cadeirinhas, fixadas no banco traseiro. Nos carros mais antigos, o procedimento de fixação utilizava os próprios cintos de segurança. Hoje é exigida a presença do Isofix, que é o padrão internacional para fixação de cadeirinhas infantis.

Divulgação

6 - Freios

O teste drive é essencial para conferir se os freios estão funcionando corretamente. É bom verificar o freio de mão nas saídas em rampas, barulhos na hora da frenagem e trepidações ao frear podem indicar problemas eletroeletrônicos, defeitos nos sensores e necessidade de manutenção.

Divulgação

7- Controle de estabilidade

Trata-se de um sistema eletrônico que funciona de forma independente no freio de cada roda para corrigir o trajeto do veículo em casos de perda de aderência dos pneus.

Divulgação

8 - Limpadores, travas, espelhos e demais sistemas

É essencial que você cheque as condições desses itens. Se algum está ausente, quebrado ou apresentando falhas, o melhor a fazer é negociar o reparo antes da compra ou, até mesmo, ajustar o valor no preço do carro, já que, obrigatoriamente, você terá que rodar com esses equipamentos em ordem.

Divulgação

9 - Motor

Item fundamental para o funcionamento do carro não não deve mostrar sinais de desgaste acentuado, o que pode ser notado por barulhos anormais, além de vazamentos nas juntas e de fumaça azulada pelo escapamento

Divulgação

10 - Suspensão

Além dos amortecedores também vale verificar como estão as molas, buchas e braços do sistema. Se entre os elos das molas houver sinais de desgaste, os amortecedores devem estar sem ação

Divulgação