Aprovado primeiro modelo de carro autônomo de nível três na Alemanha

Novo sedã de luxo Mercedes Classe S começará a rodar com a novidade a partir do primeiro semestre de 2022

Até 60 km/h o sistema Drive Pilot será capaz de assumir o controle do carro por um tempo, de acordo com a Mercedes
Foto: Divulgação
Até 60 km/h o sistema Drive Pilot será capaz de assumir o controle do carro por um tempo, de acordo com a Mercedes

O primeiro modelo a poder rodar com nível três de automação será o Mercedes Classe S. A partir da primeira metade do ano que vem, o carro já está autorizado a rodar pelas ruas alemãs com o sistema que assume todas as funções do motorista por um tempo, o que permite acessar a internet para alguma consulta, por exemplo.

A novidade utiliza não apenas câmeras e sensores, mas um sistema de radar chamado LiDAR, explica um dos responsáveis pelo projeto, Markis Schaffer, chefe do departamento de tecnologia da Dailmer AG e da Mercedes-Benz AG . Segundo ele, "fomos a primeira marca a colocar o sistema de carros autônomos em prática na Alemanha".

O país foi o primeiro a adotar o pacote de regras e regulamentações que vão permitir a circulação de veículos autônomos. Além do sedã de luxo da Classe S o sistema autônomo vai estar disponível para o sedã com ares de cupê EQS e, em seguida, para o restante da linha Mercedes, que continua o desenvolvimento da novidade para outros países, entre os quais China e EUA.

Por enquanto, o sistema da Marcedes, batizado como Drive Pilot, vai ser utilizado em velocidades de até 60 km/h, na maioria das vezes em congestionamentos. Será capaz de manter o carro em movimento e reagir a situações inesperadas, desviando ou freando. Isso vai permitir acessar o sistema multimídia por algum tempo sem precisar se preocupar com a tarefa de dirigir.