Conheça 6 dicas para a bateria durar mais

A falta de atenção e cuidados com a bateria podem render gastos inesperados e apesar da vida útil do item variar de dois a três anos, alguns hábitos diminuem o tempo de funcionamento. Confira a seguir algumas dicas para aumentar a durabilidade da bateria do seu carro.

1-) Ande com o carro

Quanto mais o carro anda, mais a bateria dura. Parece contraditório, porém, se a bateria ficar parada por muito tempo, ocorre o processo químico conhecido como sulfatação que diminui a vida útil da peça. O recomendado é que se ligue o motor uma vez por semana por pelo menos 5 minutos.

Divulgação

2-) Desligue tudo antes da partida

Não deixe nenhum equipamento ligado no momento da partida. A bateria é a fonte de energia para todos os equipamentos elétricos do carro, sendo assim, quanto mais equipamentos ligados, maior será o desgaste para alimentá-los ao mesmo tempo. Portanto, atenção aos faróis, rádio e ar-condicionado antes de dar a partida.

Divulgação

3-) Não esqueça nada ligado

Assim como não é bom deixá-los ligados no momento da partida, utilizar os equipamentos elétricos com o carro desligado causa um desgaste desnecessário da bateria. Sempre que estacionar, verifique se não esqueceu nada ligado antes de sair do veículo.

Divulgação

4-) Saiba a capacidade da bateria

Verifique a capacidade suportada pela bateria e pelo alternador antes de instalar algum aparelho novo. Evite instalar acessórios não originais, isso pode comprometer o consumo da bateria. Exigir mais do que ela pode entregar diminui o tempo de vida útil dela.

Divulgação

5-) Faça revisões preventivas

É importante fazer revisões preventivas a cada seis meses no automóvel. Se sua bateria apresentar algum sinal de falha, como sons incomuns ou dificuldade na hora de dar partida, corra para a oficina. Você pode evitar maiores dores de cabeça tratando um pequeno problema logo do início.

Divulgação