Conheça 8 curiosidades do Fiat Uno, que acaba de sair de linha

Lançado em 1983 na Europa e em 1984 no Brasil para substituir o 147, o Fiat Uno, um projeto italiano de Giorgetto Giugiaro, logo caiu no gosto do brasileiro, ganhando até o apelido carinhoso de botinha ortopédica, em razão do formato de linhas angulosas. Confira a seguir algumas inovações oferecidas ao Uno, que acaba de sair de linha

1-) Cinzeiro

Nos anos de 1980 e 1990 era muito comum ter o acendedor de cigarros e, naturalmente um cinzeiro. No Uno, era inédito um portátil que se encaixava na beira do painel. Era só deslizá-lo para a direita ou esquerda para ficar mais perto do fumante.

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2-) Teclas tipo satélite

No painel, para ativar o limpador de para-brisa ou acender o farol, a tecla era do tipo satélite, algo bastante incomum para a época. Assim, bastava levantar para cima ou para baixo para acionar ou desligar os comandos. Simples, prático e objetivo.

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3-) Motor 1.0

Em 1990, a Fiat lançou o uno Mille que tinha como base a versão despojada S, mas com motor de 1000 cm³ por conta da redução da alíquota de IPI reduzida de 40% para 20% pelo governo. Inicialmente foi vendido só com duas portas.

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4-) Motor turbo

Em 1994, a Fiat trouxe o motor turbo, sendo o Uno o primeiro carro nacional produzido em série com turbocompressor de fábrica. De origem italiana, a unidade de 1.372 cm³ vinha com radiador de ar e óleo e rendia 118cv e 17,5 kgfm de torque.

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5-) Ar-condicionado

Para 1994, a Fiat trouxe a ELX, uma versão luxuosa do Mille que vinha com o opcional do ar-condicionado que até então a concorrência não oferecia. O luxo não parava por aí. Vidros e travas elétricas e alarme também eram oferecidos.

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6-) Quatro portas

O Mille Electronic era a versão mais despojada da linha, mas nem por isso a Fiat deixou de oferecer em 1993 uma versão com quatro portas. Aliado a boa altura, as portas extras favoreciam bastante o acesso ao espaço interno.

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7-) Motor mais potente

Lançado em 1993, o Mille Eletronic passou a adotar ignição eletrônica comandado com duas bobinas de alta potência. Assim foi o 1.0 mais potente, chegando a excelentes 56 cv de potência máxima e 8,2 mkgf de torque na versão movida a álcool.

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8-) Sistema Start Stop

Desenvolvida pela Bosch em parceria com a Fiat, coube ao Uno na versão Evolution lançada em 2014 inovar no segmento dos populares com a tecnologia. De acordo com a fabricante, o sistema economizava até 20% de combustível.

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