Conheça 5 fracassos da indústria automobilística mundial

Para um carro ser um sucesso de vendas, é preciso uma complexa pesquisa e desenvolvimento de inúmeras e novas tecnologias, busca de parcerias, entre outras tarefas na execução do projeto o que nem sempre acaba tendo um final feliz. Seja qual foi o motivo do fracasso, listamos cinco carros que não tiveram o sucesso esperado e que as montadoras preferem nem lembrar que existiram. Vamos a eles:

1-) DMC De Lorean

O carro do filme De Volta para o Futuro, DMC De Lorean tinha a assinatura de John De Lorean, criador do Pontiac GTO. Mas nem isso aliviou o fracasso de vendas. Além do fraco desempenho do V6, a empresa estava em dívidas e escândalos com dinheiro público.

Divulgação

2-) VW Phaeton

A VW é ligada a populares como o Fusca. Para elevar a imagem, em 2002 lançou o Phaeton que brigava com sedãs da Mercedes, Audi e BMW. O problema é que nem a opção do motor W12, segurou clientes que se recusavam em pagar tão caro por um carro de marca popular e logo saiu de linha.

Divulgação

3-) Ford Edsel

A Ford prometia um carro jamais visto no mercado para o ano de 1957 com direito a programa e participação de astros como o cantor Frank Sinatra que ao abrir a porta do sedã de luxo, a maçaneta se soltou. O prejuízo do Edsel foi de US$ 3 bilhões em dinheiro de hoje.

Divulgação

4-) GM EV1

Poderia ser referência entre os elétricos no final dos anos 1990, mas resolveu lançá-lo no mercado como forma de leasing e ao final do contrato, recolheria os 1.117 carros o que gerou protestos, destruições dos carros e até prisões de clientes manifestantes.

Divulgação

5-) Troller Pantanal

Ela tinha tudo para dar certo por aqui não fosse grave problema do projeto. A Ford que havia comprado a Troller em 2007 descobriu trincas no chassi do utilitário lançado um ano antes. Assim, decidiu recolher e indenizar os 77 clientes.

Divulgação