Veja 5 clássicos que serviram à frota de veículos de serviços nacionais

Versáteis para a época, eles serviram à frota de veículos de serviços nacionais e deixaram saudades. Um exemplo era a Asia Towner. Antes da moda dos food trucks chegar por aqui, a vanzinha coreana já fazia sucesso na década de 90 entres os vendedores de hot dog. De volta em 2008 através da Hafei chinesa, uma versão própria para o serviço foi exposta no Salão do Automóvel do mesmo ano. Além dela, outros clássicos fizeram parte da vida de muita gente. Vamos relembrar uma lista com cinco deles.

1-) DODGE DART BOMBEIROS

A prefeitura de Santo André comprou um Dodge Dart De Luxo 1974 e repassou o veículo aos bombeiros da cidade. Entre as participações em ocorrências que repercutiram no país e no mundo, o cupê encarou o incêndio do edifício Joelma. O Dodge Dart dos bombeiros do ABC ficou na ativa até 1990 e, hoje, faz parte do acervo do Museu do Corpo de Bombeiros.

Reprodução/ Pinterest

2-) GALAXIE AMBULÂNCIA

A Ford fez a rara versão perua ambulância logo no lançamento do sedã, em 1969 cujo objetivo era atender seus funcionários. Ela foi vista em competições de Fórmula Ford dos anos 1970 para divulgar os veículos da fábrica e a empresa. Dos três protótipos, um ainda sobrevive.

Reprodução

3-) VERANEIO POLÍCIA

O maior sucesso do utilitário se deu ainda nos anos 70 quando passou a integrar a frota da Polícia Militar e Civil. Na época como era o único veículo desse porte fabricado no Brasil, o temido camburão acabou se tornando um dos símbolos da repressão nos anos da ditadura.

Reprodução

4-) KOMBI ESCOLAR

Ela já serviu a todos os tipos de serviço público no Brasil, mas quem nunca foi para a escola de Kombi? Versátil e com custo de manutenção acessível, ela foi a queridinhas dos pimpolhos até sair de linha, em 2013.

Divulgação

5-) FIAT 147 TELESP

Visando economia e agilidade nos serviços, a extinta Telesp adquiriu alguns Fiat 147, no final década de 70, modelo que já integrava a novidade da versão a álcool, algo inédito no mundo todo. Mais tarde passou a integrar à frota o Fusca a álcool.

Reprodução